cm-condeixa.pt / notícias / Câmara de Condeixa leva comida dos restaurantes a casa
19 de Novembro de 2020

Câmara de Condeixa leva comida dos restaurantes a casa

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova lança já este fim de semana o programa “Condeixa Come em Casa” que assegura o transporte e distribuição de refeições encomendadas aos restaurantes do concelho como medida de apoio à dinamização da atividade daquele setor.

“Atendendo ao aumento do número de casos de infeção por Covid-19 no concelho é muito importante que as pessoas se comprometam com as medidas de contenção mas, por outro lado, é necessário minimizar a quebra de receitas num dos setores que tem sido mais penalizado com a pandemia, como é o da restauração”, justifica Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa. O autarca recorda que uma das atribuições da autarquia é, justamente, “promover o desenvolvimento económico do concelho”.

Este serviço, gratuito para os restaurantes e clientes, surge na sequência da resolução do Conselho de Ministros que decretou a implementação de um conjunto de medidas restritivas para os concelhos de elevado risco, entre os quais se inclui o concelho de Condeixa-a-Nova. Uma das medidas de maior impacto é o recolher obrigatório das 13h00 às 5h00 aos sábados e domingos, impedindo que os restaurantes possam estar de portas abertas ou mesmo funcionar em regime de take-away. Apesar de poderem continuar a fornecer refeições, a partir das 13h00 em regime de entrega ao domicílio, os proprietários dos restaurantes manifestaram que não dispõem de recursos humanos e financeiros para assegurar a entrega de refeições ao domicílio.

Nesse sentido, e para minimizar os impactos económicos num dos setores de atividade mais afetados pela pandemia da COVID-19, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova decidiu criar um serviço de entrega em casa de refeições encomendadas aos restaurantes nos períodos de almoço e jantar de sábado e domingo, nos fins de semana de 21 e 22 de novembro e de 28 e 29 deste mês.

Os pedidos de encomenda de refeições, assim como a definição da morada de entrega e o método de pagamento, devem ser efetuados diretamente pelo consumidor aos restaurantes. O transporte deve ser solicitado apenas e só pelos restaurantes à Câmara Municipal, através do número de telemóvel 963596662, procedendo-se de imediato à operacionalização do serviço de entrega ao domicílio.

Esta medida é de caráter excecional e vigorará apenas nos fins de semana em que o concelho de Condeixa-a-Nova estiver sujeito às medidas restritivas de recolher obrigatório previstas para os concelhos de elevado risco de contágio de COVID-19.