cm-condeixa.pt / notícias / Tertúlias retornam à agenda cultural da Biblioteca Municipal
13 de Outubro de 2020

Tertúlias retornam à agenda cultural da Biblioteca Municipal

O projeto “Lérias, Letras & Companhia”, criado em 2014 pela Biblioteca Municipal de Condeixa, retomou a sua atividade, com encontros de conversas inesperadas num espaço aberto e descontraído, reinventando-se dentro dos condicionalismos decorrentes da pandemia.

Em termos práticos e estruturais, o formato, muito próximo a uma Comunidade de Leitores, esmiuça um tema ou autor sugerido durante três a quatro meses, em sessões quinzenais. Do cardápio constam muitas dessas figuras incontornáveis do panorama literário e social português.

A próxima actividade, marcada para dia 20 de outubro, dá início a um ciclo de conversas sobre os autores Camilo Castelo Branco e Luís Sepúlveda, estando acauteladas as condições requeridas pela Direção Geral de Saúde para segurança de todos os participantes. Para participar deve realizar inscrição prévia na sessão pretendida.

A sessão mais recente de “Lérias, Letras & Companhia” decorreu no passado dia 29 de setembro, nos jardins da Biblioteca Municipal, sendo que, paralelamente, foi realizada, a 2 de outubro, uma visita à recém inaugurada Casa dos Arcos.

Desde 2014, quando começou, a iniciativa “Lérias, Letras & Companhia” tem ganhado grande expressão, para além de participantes. Com uma periodicidade quinzenal, salvo raras exceções, as tertúlias já atraem um público fiel à sua génese. Mais do que um clube de leitura ou grupo de discussão, gerou-se um grupo de amigos, de cidadãos ativos que têm em comum o gosto pelas palavras, pela cultura, pela sua terra, pelas pessoas, pela vida.