cm-condeixa.pt / notícias / Alunos do 1º ciclo receberam livros de fichas oferecidos pela Câmara
28 de Setembro de 2020

Alunos do 1º ciclo receberam livros de fichas oferecidos pela Câmara

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova voltou a oferecer os livros de fichas a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, complementando a medida do Governo de atribuição gratuita de manuais escolares até ao 12º ano de escolaridade.

No primeiro dia de aulas, o presidente da Edilidade, Nuno Moita da Costa, procedeu à distribuição dos livros de fichas de cada disciplina aos alunos do 1º ao 4º ano, numa medida que pretende ajudar as famílias nas despesas inerentes à Educação.

“É um programa que tem como objetivo reduzir os custos que as famílias têm com a compra dos diversos materiais escolares, na hora do regresso às aulas. Estes livros de fichas são sempre disponibilizados aos alunos no seu primeiro dia de aulas e é uma entrega universal, independentemente dos rendimentos familiares”, explicou Nuno Moita, sublinhando que “desde a primeira hora temos dado uma particular atenção ao investimento no setor da Educação, nomeadamente no que toca ao acesso e à igualdade de oportunidades que tem que ser assegurada numa escola pública de excelência”.

Este é um programa de apoio municipal aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico que foi implementado, pela primeira vez, no ano letivo 2014/2015. “Inicialmente eram entregues todos os manuais e livros de fichas mas dado que o Governo alargou a gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos, a Câmara Municipal passou a oferecer apenas os livros de fichas”, recordou, por seu lado, a vereadora da Educação, Liliana Pimentel.

A medida representa um investimento de cerca de 18.500 euros e assegura, por outro lado, um apoio à dinamização do comércio local na medida em que a aquisição daqueles livros de fichas é feita nas papelarias da vila de Condeixa.

Em breve serão ainda atribuídos aos alunos inscritos no 1º ciclo de ensino básico os subsídios, de acordo com o escalão de rendimentos, para a compra de material escolar.