cm-condeixa.pt / notícias / Câmara apela ao fim do abandono de lixo monstro na via pública
28 de Julho de 2020

Câmara apela ao fim do abandono de lixo monstro na via pública

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova recorda que tem disponível um serviço gratuito de recolha ao domicílio de monos ou lixo monstro, bastando para isso os munícipes o solicitarem através Número Verde 800 205 983 (dias úteis, das 9h às 17h) ou o requererem online, no site do município.

Nos últimos meses tem-se vindo a assistir ao aumento do abandono indiscriminado na via pública de colchões, eletrodomésticos (frigoríficos, máquinas de lavar, televisões, etc.), mobílias velhas, entre outros resíduos volumosos, constituindo esta ação uma contraordenação, punível com coima, nos termos da legislação em vigor e do Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos do município de Condeixa-a-Nova.

O Município dispõe de formas corretas e gratuitas para o descarte destes objetos volumosos, tornando-se inqualificável o despejo ilegal de resíduos na via pública.

Os monos podem ser entregues diretamente pelos munícipes no Parque de Resíduos ou, em alternativa, pode solicitar a sua recolha ao Município de Condeixa-a-Nova para que seja agendado o levantamento dos resíduos em casa. Em ambos os casos o processo é gratuito.

Além de gratuito, este serviço é mais vantajoso para o cliente porque os resíduos são recolhidos à sua porta (desde que bem-acondicionados) e também para o ambiente, pois a Câmara Municipal garante o correto encaminhamento dos resíduos.

Ao utilizar este serviço, em vez de abandonar os resíduos, estará a contribuir para que os espaços públicos permaneçam limpos e, consequentemente, para o bem-estar, segurança e saúde de todos.