cm-condeixa.pt / notícias / Município de Condeixa homenageia heróis da pandemia
22 de Julho de 2020

Município de Condeixa homenageia heróis da pandemia

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova vai distinguir nas cerimónias do Dia do Município, esta sexta feira, um conjunto de instituições que se destacaram no combate à pandemia da COVID-19 com a Madalha Municipal de Bons Serviços em ouro.

“Ultrapassado o período mais grave da crise e em que ensaiamos agora um progressivo regresso à normalidade possível é chegada a hora de prestar homenagem coletiva a estes heróis que se revelaram decisivos para debelar um dos momentos mais difíceis da nossa geração, na certeza de que com a sua força, a sua competência e tenacidade poderemos encarar com alguma tranquilidade a ameaça de uma segunda vaga da pandemia”, justifica Nuno Moita da Costa.

O edil sublinha que “a crise pandémica acabou por revelar a coragem, a generosidade e a entrega de um conjunto de profissionais e voluntários que empregaram o seu conhecimento, a sua experiência e o seu tempo na busca e execução de estratégias e soluções que permitiram atenuar os impactos sentidos em todo o processo, em especial no período de confinamento”.

Entre os homenageados encontram-se vinte instituições, nomeadamente a Delegação de Saúde de Condeixa-a-Nova, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, o Posto Territorial de Condeixa da Guarda Nacional Republicana, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Condeixa-a-Nova, os Serviços de Gestão de Resíduos de Águas e Saneamento da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a Equipa de Intervenção Direta de Condeixa-a-Nova, a Unidade de Cuidados para a Comunidade (UCC), as Unidades de Saúde Familiar de Condeixa e de Fernando Namora, o Centro Social Polivalente de Ega, a Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova, as Irmãs Hospitaleiras Casa de Saúde Rainha Santa Isabel e as Juntas e Uniões de Freguesias de Anobra, Furadouro, Ega, Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, Sebal e Belide, Vila Seca e Bendafé e Zambujal.

Na cerimónia de celebração do Dia do Município serão ainda agraciados com a Medalha Municipal de Bons Serviços os funcionários da Câmara Municipal de Condeixa mais antigos, nomeadamente com a medalha em ouro a Fernando Ramos da Silva Lucas, assistente operacional que atingiu os 40 anos de serviço. A medalha em bronze destinada aos colaboradores com 20 anos de serviço será, este ano, entregue a Ana Margarida Marques Ferreira Froufe, Ana Raquel Simões da Silva Rasteiro, António Júlio Pato da Cruz (a título póstumo), Carlos Manuel Fernandes Dias, Diomar de Fátima Mateus das Neves, Maria de Fátima Simões dos Santos e Mário Rui Batista Pinto.
“A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova preconiza e valoriza uma política de reconhecimento de bons serviços prestados e, nesse sentido, distingue anualmente os seus mais antigos trabalhadores, pela dedicação, empenho e lealdade à causa pública demonstrados ao longo das suas carreiras”, realça o presidente da Câmara.

A cerimónia comemorativa do Dia do Município decorrerá esta sexta feira, 24 de julho, a partir das 10 horas, no átrio do edifício da Câmara Municipal à semelhança dos anos anteriores mas este ano em formato mais restrito devido às contingências da COVID-19. Nesse sentido apenas estará presente um representante de cada instituição a agraciar. Em contrapartida, todo o programa oficial das comemorações será transmitido em direto nas plataformas de comunicação do município.

Do programa destaque ainda para a apresentação do livro “Conimbriga – Valorizar Patrimónios e o Eixo da Romanização no Centro de Portugal”, por Miguel Pessoa, Rodrigo Lino e José Ruivo, seguida de uma visita às obras da Casa dos Arcos, com que se encerrará a cerimónia.

Programa Oficial

10h00 – Entrada da Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Condeixa
10h10 - Hastear da Bandeira GNR, Proteção Civil e Bombeiros Voluntários
10h15 - Inicio das Cerimónias no Pátio