cm-condeixa.pt / notícias / Escola de Anobra termina ano letivo com prateleira de prémios
14 de Julho de 2020

Escola de Anobra termina ano letivo com prateleira de prémios

Ao longo do último ano letivo 2019/2020, a Escola Básica Nº1 (EB1) de Anobra, do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, foi desenvolvendo vários projetos, tendo sido distinguida em três concursos nacionais.

O prémio mais recente foi conquistado no concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”, uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. O projeto "Os Mestres da Galáxia", da equipa constituída pelos alunos Francisco Cardoso e Gabriel Santos, do 3.º ano, turma B, da EB1 de Anobra, obtiveram do segundo lugar, na categoria Primeiro Ciclo.

A participação no concurso implicava a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH por grupos de jovens. O tema para a edição de 2020 foi “A nossa galáxia: a Via Láctea” e tinha como principais objetivos promover a integração de tecnologias digitais no desenvolvimento da literacia digital, fomentar o desenvolvimento de competências de programação e de resolução de problemas, estimular a memória, a atenção e o raciocínio lógico e promover a criatividade e a interdisciplinaridade.

Já anteriormente a EB1 de Anobra tinha vencido os dois desafios lançados às escolas de todo o país pelo Projeto Missão Continente, onde os objetivos principais passavam por alertar as crianças para as questões da Alimentação Saudável e da Sustentabilidade.

Os dois primeiros lugares foram conquistados com um vídeo promocional e uma brochura, desenvolvidos pelos alunos, para sensibilizar a comunidade em geral para a necessidade de fazer uma alimentação variada, evitando os doces, mais concretamente a importância dos lanches. No desafio sobre a Reciclagem, os alunos já em ensino à distância devido à pandemia realizaram com a colaboração dos pais um vídeo e um livro digital com a história narrada, ilustrada com desenhos dos alunos, onde se incentiva a comunidade a fazer uma separação correta dos lixos, consciencializando as crianças que pequenos gestos promovem o equilíbrio ambiental.

Neste Projeto Missão Continente, a EB1 de Anobra arrecadou, com o primeiro lugar conquistado nos dois desafios, um total de 2250 euros em cartão para compras de material lúdico-pedagógico.

A EB1 de Anobra apresentou ainda a sua candidatura ao Projeto Escola Amiga da Criança, promovido pela LeYa, encontrando-se a aguardar resultados.

Todos estes projetos podem ser consultados na página da Associação de Pais da EB1 de Anobra e na página do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.