cm-condeixa.pt / notícias / Comunicado – Transportes Públicos
26 de Junho de 2020

Comunicado – Transportes Públicos

Na sequência da pandemia da COVID-19, a circulação de meios de transporte coletivos tem sofrido várias restrições, com a supressão de várias ligações, cabendo à Comunidade Intermunicipal da Região Centro (CIM RC), enquanto autoridade de transporte regional, a gestão deste serviço público de transporte de passageiros, operado na região através da empresa privada Transdev.

Com a evolução da situação epidemiológica, foi já possível verificar a reativação de algumas das ligações que haviam sido suspensas no período mais crítico da pandemia, encontrando-se a Câmara Municipal de Condeixa, em estreita ligação com as Juntas de Freguesias, a acompanhar a situação no que diz respeito à oferta de transportes públicos no concelho.

A necessidade de garantir serviços mínimos e de se assegurar uma ocupação máxima de um terço da capacidade dos veículos para minimizar os contactos e salvaguardar a saúde pública (Despacho n.º 3547 -A/2020) conduziram ao agravamento do défice de exploração dos serviços de transporte que se mantiveram operacionais, na medida em que os operadores têm que ser compensados, de acordo com o DL 14-C/2020, para cumprir, naqueles termos, serviços essenciais de transporte. A referida compensação é atribuída pela Comunidade Intermunicipal da Região Centro (CIM RC), como autoridade de transporte regional, através de verbas disponibilizadas para o efeito. Por este motivo, e atendendo a que há limitação de verbas, qualquer reativação de serviço público de transporte de passageiros, terá de ser devidamente justificada, na medida em que a oferta seja adequada à procura.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova encontra-se a realizar um levantamento de necessidades de transporte público rodoviário para apresentar junto da autoridade competente um plano de reativação das ligações suspensas, assegurando à população de Condeixa uma resposta adequada à procura daquele serviço.

Assim, solicita-se que a todos os munícipes que colaborem neste levantamento enviando as suas sugestões/reclamações sobre a frequência e horários do serviço de transporte rodoviário no concelho, assegurado pela empresa Transdev, para o endereço de email geral@cm-condeixa.pt .

Linhas que atualmente se encontram a funcionar:

26 de junho de 2020
Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova