cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa homenageia 'figura incontornável da cultura'
22 de Junho de 2020

Condeixa homenageia 'figura incontornável da cultura'

Vida e obra de Vergílio Correia vincada no Museu Monográfico de Conimbriga. Exposição itinerante mostra Marrocos pela “lente” do arqueólogo.

Condeixa prestou homenagem a uma «figura incontornável da cultura portuguesa» da primeira metade do século XX e um dos principais responsáveis pelo trabalho arqueológico desenvolvido na antiga cidade romana de Conimbriga.

Falamos de Vergílio Correia, «figura inspiradora do recém criado Centro de Estudos com o seu nome e do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conimbriga a Património Mundial da UNESCO». O professor universitário, historiador da arte, arqueólogo e jornalista português, que coordenou os trabalhos arqueológicos em Conimbriga de 1929 a 1944, era, acima de tudo, «um homem de causas, educado nos princípios republicanos e defensor das liberdades».

A cerimónia de homenagem a Vergílio Correia decorreu no passado sábado no Museu Monográfico de Conimbriga e foi dividida em três momentos: apresentação do Catálogo da Exposição “Vergílio Correia 1888-1944: viagem de estudo a Marrocos em 1923”, por Raquel Vilaça, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, descerramento de uma placa de tributo ao professor Vergílio Correia, na sala de entrada do museu, e visita à exposição guiada pelos comissários Miguel Pessoa e Lino Rodrigo.

A mostra itinerante, produzida pelo Centro de Estudos Vergílio Correia, Câmara de Condeixa e Associação Ecomuseu de Condeixa, debruça-se sobre a viagem de estudo a Marrocos, realizada em 1923, por Vergílio Correia, fixada nas imagens fotográficas em chapa de vidro guardadas pela família do autor ao longo de um século. Catalogada em cinco temas: Mulheres, Homens, Arquitectura Militar, Cidade dos Mortos e Oleiros e Olaria, a exposição revela a marcha incessante dos estudos pluridisciplinares que tomou a seu cuidado e a terna atenção que o autor dedica aos seus conterrâneos, às raízes e a outros povos.

«Há homenagens que nunca são de mais e o tempo encarrega-se de a colocar no devido lugar. Vergílio Correia é uma figura incontornável da cultura portuguesa e um dos principais dinamizadores do Museu Monográfico de Conímbriga», disse José Ruivo, director do MMC.

Também Nuno Moita referiu que «o tempo acaba por fazer justiça às pessoas», considerando o homenageado «uma figura multifacetada» que «sem ele Conimbriga não seria o mesmo tesouro que está à vista de todas as pessoas».

A Câmara Municipal de Condeixa faz do estudo da obra de Vergílio Correia sobre Conimbriga «o passo fundamental para o início do processo de candidatura a Património Mundial da UNESCO», frisou o edil, sublinhando que a sua persistência não o deixará descansar enquanto Conimbriga «não alcançar esse estatuto».