MENU
cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa presta homenagem a Vergílio Correia com nova exposição itinerante
19 de Junho de 2020

Condeixa presta homenagem a Vergílio Correia com nova exposição itinerante

O Museu Monográfico de Conimbriga, em Condeixa-a-Nova, apresenta, este sábado, a exposição "Vergílio Correia 1888-1944: Viagem de Estudo a Marrocos em 1923”, reunindo um conjunto de personalidades para prestar homenagem a uma das figuras mais relevantes da cultura portuguesa da primeira metade do século XX.

“Figura inspiradora do recentemente criado Centro de Estudos com o seu nome e do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO, era, ademais, um homem de causas, educado nos princípios republicanos e defensor das liberdades. O destaque do valor desta figura relevante da cultura portuguesa, da 1ª metade do século XX, e o estudo da sua obra, poderão ser, entre outros, um importante contributo para a elevação de Conímbriga a Património Mundial da Unesco. É por estarmos convictos desta relevada importância a nível local, regional e nacional que novamente o revisitamos”, lê-se no catálogo da exposição.

Produzida pelo Centro de Estudos Vergílio Correia, Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e Associação Ecomuseu de Condeixa e comissariada por Miguel Pessoa e Lino Rodrigo, a exposição itinerante debruça-se sobre a viagem de estudo a Marrocos, realizada em 1923, pelo professor Vergílio Correia, fixada nas imagens fotográficas em chapa de vidro guardadas pela família do autor ao longo de um século, em parte exibidas nesta exposição, e que “revelam bem a marcha incessante dos estudos pluridisciplinares que tomou a seu cuidado e a terna atenção que o autor dedica aos seus contemporâneos, às nossas raízes e às de outros povos”.

Virgílio Correia coordenou os trabalhos arqueológicos em Conímbriga, de 1929 a 1944, foi diretor do Museu Nacional de Machado de Castro, professor de Estética e de História da Arte, da Universidade de Coimbra, membro da Academia Nacional de Belas Artes e do Comité Internacional do Museo delle Ceramiche in Faenza, entre outros.

O programa de apresentação da exposição itinerante “Vergílio Correia 1888-1944: Viagem de Estudo a Marrocos em 1923” arranca às 17 horas deste sábado, dia 20 de junho, com uma sessão de boas vindas dirigida por José Ruivo, diretor do Museu Monográfico de Conimbriga. Segue-se a apresentação do Catálogo da Exposição, por Raquel Vilaça, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Está ainda previsto o descerramento de uma placa de homenagem ao Professor Vergílio Correia, na sala de entrada do Museu, com a presença de família do autor e as intervenções de José Esteves Pereira, vice-presidente do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação e de Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. O evento termina com uma visita à exposição, guiada pelos comissários Miguel Pessoa e Lino Rodrigo.

ARQUIVO

mais notícias relacionadas com Cultura
CONDEIXA-A-NOVA, CIUDAD ROMANA
Red de Ciudades Romanas del Atlántico
CASA MUSEU FERNANDO NAMORA

Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova

Tel. 239 940 146

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
PARTICIPE!

Orçamento Participativo de Condeixa-a-Nova

WWW. opcondeixa.pt

AGENDA 21 LOCAL
SUSTENTABILIDADE

Gestão partilhada e sustentável do futuro do município de Condeixa-a-Nova.

WWW. agenda21condeixa.com

FARMÁCIAS 24H

  • Farmácia S. Tomé

    Urb. Quinta de S. Tomé, lote 32, , R/C Dtº Condeixa-a-Nova Tel.: 239941384

    + INFO