cm-condeixa.pt / notícias / Almanaque promove património natural
11 de Junho de 2020

Almanaque promove património natural

Calendário - Almanaque 2020 foi ontem apresentado na Gruta das Termas Extramuros de Conimbriga. O vasto e diversificado património natural, com destaque para as nascentes e as grutas, é protagonista da mais recente edição do Calendário-Almanaque promovido pela Associação Ecomuseu de Condeixa, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e o Centro de Estudos Vergílio Correia.

A publicação integra-se no conjunto de iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas desde 2015 com vista à promoção da candidatura de Conimbriga a Património Mundial da Unesco, reforçou Nuno Moita.

O levantamento exaustivo do património material e imaterial de Conimbriga figura em diversos documentos, como as actas que são produzidas nos encontros anuais. Os calendários-almanaque assumem um papel também relevante na inventariação do património cultural e paisagístico do concelho bem como na promoção da candidatura à Unesco. A escultura e a gravura, a arte sacra e a ourivesaria são temas privilegiados noutras edições do almanaque.

O Almanaque-Calendário 2020 debruça-se sobre o “Património Natural e Cultural - Geomonumentos e outro património”. O cenário escolhido para a sua apresentação, ontem à tarde, não podia ter sido melhor: a Gruta das Termas Extramuros de Conimbriga. Ao longo dos 12 meses do calendário haverá explicações sobre este e outros lugares que reflectem as marcas naturais e humanas deixadas ao longo de milhões de anos.

«Formas onduladas de paisagens suaves ou enormes vertentes escarpadas que o homem logo aproveitou para sobre elas construir povoados fortificados, como Conimbriga, ou ermidas e santuários como a Gruta da Arrifana e a Senhora do Círculo», desvenda o resumo do Calendário-Almanaque 2020.