Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova a todos os munícipes
Caro munícipe,
No arranque de uma nova etapa do estado de calamidade decretada pelo Governo importa sublinhar a melhoria da situação epidemiológica no concelho de Condeixa-a-Nova, que não contabiliza novos casos de COVID-19 desde o passado dia 16 de maio e continua a registar o aumento de recuperados.
Neste momento em Condeixa, e após a realização de testes de despistagem a quem esteve infetado, restam apenas 14 casos positivos, 9 dos quais na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel – Irmãs Hospitaleiras, hospital de saúde mental, onde se registaram mais de cem casos positivos entre os utentes e mais de uma dezena entre funcionários.
Desde o início da pandemia que o Município de Condeixa-a-Nova, tendo prontamente elaborado o Plano de Contingência Municipal, ativou a Comissão Municipal de Proteção Civil, que tem reunido todas as semanas para um acompanhamento efetivo da evolução da situação no concelho. A relação institucional existente foi fundamental para conseguir estabelecer as cadeias de transmissão e acompanhar o confinamento. A estreita ligação da Proteção Civil municipal com os Bombeiros, GNR e Delegado de Saúde, assim como a disciplina com que a generalidade dos Condeixenses cumpriram o dever de recolhimento domiciliário, foi determinante para que as medidas previstas no estado de emergência e na situação de calamidade fossem postas em prática com grande eficácia.
Como já referido nos órgãos municipais, o Município de Condeixa-a-Nova sempre teve conhecimento da situação epidemiológica no nosso concelho a cada momento, colaborando com as autoridades de saúde no rastreamento de todos os casos, cabendo exclusivamente à Administração Regional de Saúde e ao Ministério da Saúde a sua divulgação pública.
Prestámos, dentro das nossas possibilidades, o apoio às instituições do Concelho que estiveram na linha da frente para contenção da dispersão da pandemia, nomeadamente com a entrega de equipamentos de proteção individual para que não fosse posta em causa a segurança na prestação dos cuidados a uma população reconhecidamente mais vulnerável.
Criámos uma Zona de Concentração e Apoio à população, no Pavilhão Municipal, para responder a situações de evacuação que possam vir a ser necessárias, a qual vai manter-se operacional até que se considere ultrapassada a fase de mitigação.
Os últimos meses levantaram, todos os dias, novos desafios que exigiram da Câmara Municipal uma mobilização sem precedentes para garantir a segurança de todos os munícipes. O desafio mais recente prende-se com a reabertura dos estabelecimentos de comércio e serviços e o gradual desconfinamento da população, um momento crucial em que não deixámos de prestar o nosso apoio no retorno à nova normalidade, adquirindo máscaras comunitárias, certificadas, reutilizáveis que, com a colaboração das Juntas de Freguesia, estão a ser distribuídas por todo o concelho.
As medidas que tomámos para encarar esta adversidade permitiram-nos controlar esta primeira vaga mas estou consciente que esta luta ainda não acabou. O caminho é ainda longo e difícil mas acredito que juntos, e com o respeito de todas as regras e orientações da Direção Geral de Saúde, vamos voltar a reerguer Condeixa e dar início a um novo começo.
Condeixa, 3 de junho de 2020
Nuno Moita da Costa
Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova
