Comunicado - COVID-19
A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova informa que a Direção Geral de Saúde (DGS) reportou, esta terça feira, dia 5 de maio, no seu boletim diário, a existência de 135 casos positivos de COVID-19 no município de Condeixa, contra os 71 comunicados no dia anterior.
Esclarece-se que, não tendo sido registado qualquer caso positivo nos dois últimos dias em Condeixa, a súbita e significativa subida do número de casos positivos agora registados se deve somente, de acordo com informação da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, a uma reestruturação dos dados no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) e consequente reporte à Direção Geral de Saúde, e não a um efetivo aumento de novos casos positivos.
A gestão desta informação não é da responsabilidade da Câmara Municipal, apesar do conhecimento e acompanhamento de todos os casos agora referenciados pela DGS fruto da atualização do SINAVE.
Na prática, esta atualização passou a contabilizar os casos existentes na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel – Irmãs Hospitaleiras onde, como é conhecido, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova tem estado em permanente ligação com a Administração Regional de Saúde no acompanhamento da evolução epidemiológica, permanecendo os utentes infetados confinados no local. De referir ainda que dos utentes que testaram positivo, cerca de metade já realizaram testes de cura com resultado negativo e cerca de um terço aguarda a realização de novos testes ainda no decorrer desta semana. Finalmente, importa realçar que nas últimas semanas não foram registados casos novos de infeção naquela instituição de saúde mental.
Todos os casos positivos de COVID-19 registados no concelho encontram-se devidamente identificados pelas autoridades competentes, sendo do conhecimento do Município as cadeias de transmissão existentes. Do total de casos positivos, 25% já realizaram testes de cura apresentando valores negativos.
Mais se esclarece que os valores divulgados pela DGS são valores acumulados desde o início do surto pandémico provocado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, não correspondendo ao número de casos positivos ativos atualmente existentes no Concelho, uma vez que não considera os doentes recuperados.
Assim, e conforme anteriormente explicado, ao contrário do que possam sugerir os números de casos confirmados divulgados hoje pela Direção Geral de Saúde em comparação com os de ontem, não há qualquer agravamento da evolução da pandemia do concelho, continuando a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e as autoridades de saúde a acompanhar em permanência a situação, reforçando a todos os munícipes o apelo para que cumpram as regras de etiqueta respiratória, o uso de máscara em espaços fechados e o dever cívico de recolhimento domiciliário.
