Terapia da Fala vai manter-se com recurso a teleconsultas e sessões de tutoria
O projeto “Terapia da Fala nas escolas”, gratuito, que é assegurado pelo município de Condeixa-a-Nova aos alunos dos jardins de infância e 1º ciclo de ensino básico vai prosseguir com recurso a teleconsultas e sessões de tutoria.
Com o encerramento das escolas devido à pandemia da COVID-19, o município de Condeixa-a-Nova, consciente da importância da Terapia da Fala para o sucesso académico e social das crianças, irá manter as sessões através de teleconsulta e/ou tutoria aos 48 alunos em acompanhamento. Esta abordagem permite executar e relembrar exercícios e estratégias aplicadas ao longo do programa de reabilitação em curso, para que não exista uma regressão na intervenção.
Os alunos que não possam usufruir deste tipo de acompanhamento, irão beneficiar de um apoio indireto, através de sessões de tutoria/orientações aos encarregados de educação. O principal objetivo prende-se com a partilha de técnicas e estratégias que permitam dar continuidade ao trabalho desenvolvido.
A “Terapia da Fala nas escolas” é um projeto educacional gratuito, introduzido em 2016 nos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do município de Condeixa-a-Nova, cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, através do projeto Realiza.te, da CIM Região de Coimbra. Esta medida tem em vista a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e posteriormente, a intervenção e acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras.
