cm-condeixa.pt / notícias / Tablets adquiridos para escolas do 1º ciclo cedidos a alunos com necessidades
20 de Abril de 2020

Tablets adquiridos para escolas do 1º ciclo cedidos a alunos com necessidades

Os 80 tablets adquiridos pela Câmara Municipal de Condeixa no âmbito do projeto “Realiza.te” para melhorar os índices de literacia digital nas escolas do 1º ciclo foram redirecionados para os alunos com necessidades para poderem aceder ao ensino à distância.

O levantamento e a identificação das necessidades foi efetuado pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova que elencou os alunos em situação de exclusão digital.

O equipamento foi ser cedido, a título de empréstimo, com o objetivo de permitir que os alunos em situação de exclusão digital possam ter acesso às metodologias de ensino à distância, que estão a ser implementadas pelos professores.

“Esta solução procura assegurar que todos os alunos possam continuar a participar na atividade letiva, prevenindo o insucesso escolar que poderia ser provocado por uma interrupção no acompanhamento dos alunos”, ressalta Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Para além da cedência dos equipamentos, “quando necessário, e de acordo com o levantamento realizado, a autarquia também disponibilizar o acesso à internet, sendo que até ao momento foram solicitados 60 acessos”, acrescenta a vereadora da Educação, Liliana Pimentel.

Recorde-se que a Câmara de Condeixa-a-Nova apetrechou, este ano letivo, as escolas do 1º ciclo 80 tablets adquiridos no âmbito do projeto “Realiza.te”, cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu e promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

Através da medida “Ambientes Inovadores de Educação”, a compra do novo material informático para utilização em ambiente escolar pretendia que os alunos, tendo por base o projeto pedagógico “Aprender M@is em Condeixa”, concebido pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, desenvolvessem ao longo do ano letivo diferentes competências digitais, aumentando a motivação e a literacia digital de todos os alunos.

Num período em que os estabelecimentos de ensino foram encerrados devido à Covid-19, a autarquia decidiu redirecionar os 80 tablets adquiridos e colocá-los à disposição do Agrupamento de Escolas no âmbito do Plano De Ensino à Distância.