Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Condeixa a todos os Munícipes
Caro munícipe,
A renovação do Estado de Emergência decretado no nosso país deve encorajar-nos a manter e até reforçar os nossos comportamentos preventivos no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID19).
Não posso deixar de assinalar e agradecer a forma responsável como os condeixenses têm respondido às orientações e restrições emanadas pelas autoridades mas, insisto, é fundamental que o esforço de todos não esmoreça perante a ameaça a que ainda estamos expostos.
Quero assegurar-vos que a Câmara Municipal de Condeixa tem acompanhado de perto, em articulação com as autoridades de Saúde e os agentes de Proteção Civil, cada um dos casos positivos de COVID19 registados no nosso concelho, essencialmente profissionais ligados à área da Saúde e aos cuidados geriátricos, que se encontram a recuperar em rigoroso isolamento.
Desde o início da crise disponibilizámos o nosso apoio a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do município para garantir capacidade de resposta na prestação dos cuidados à população mais vulnerável, que são os nossos idosos, bem como a segurança necessária dos seus colaboradores, distribuindo equipamentos de proteção individual.
Por outro lado, tem sido desenvolvido um trabalho árduo para manter a operacionalidade da Câmara Municipal, nomeadamente dos seus serviços básicos como o de abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos.
Este é um tempo excecional que requer medidas excecionais e a Câmara Municipal está no terreno, com as Juntas de Freguesia, para assegurar a segurança dos nossos munícipes, cumprindo as recomendações da Direção Geral de Saúde. Criámos uma equipa para distribuição de alimentos e medicamentos, fornecemos alimentação aos alunos do Escalão A do 1º Ciclo e Jardins de Infância para que o encerramento das escolas não fosse motivo para o abandono dos que mais necessitam, iremos agora alargar esta ação aos alunos do 2º e 3º ciclos.
A nossa atuação tem sido pautada por ações preventivas proporcionais aos desafios que a pandemia nos tem colocado, preparando-nos para o pior, trabalhando para que tudo corra pelo melhor.
Estamos seguros que, com a colaboração de todos, vamos ultrapassar esta crise.
Até lá, mantenha-se em segurança. Fique em casa. Por si e pelos seus.
Nuno Moita da Costa
Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova
