cm-condeixa.pt / notícias / Suspensão dos serviços municipais de recolha seletiva de resíduos porta-a-porta
23 de Março de 2020

Suspensão dos serviços municipais de recolha seletiva de resíduos porta-a-porta

Tendo em conta as recomendações da Direção Geral de Saúde, do Plano de Contingência em vigor do município e a situação de emergência nacional declarada em 18.03.2020 em virtude da pandemia COVID-19, a Câmara de Condeixa-a-Nova informa que suspendeu, desde sexta-feira dia 20.03.2020, os serviços não essenciais de recolha seletiva de resíduos porta-a-porta, como:

- Serviço de Recolha de Monos
- Serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados domésticos
- Serviço de recolha seletiva de embalagens ao setor não-domestico (comércios e serviços), realizado pela ERSUC

Nesta fase de contingência, também o Parque de Resíduos encerrou o acesso ao público, podendo abrir por marcação, em situações pontuais e fundamentadas.

Mantém-se assim a recolha dos resíduos indiferenciados e pode continuar a reciclar pois os ecopontos e os oleões de rua vão continuar a ser despejados.

Pedimos ainda colaboração de todos no cumprimento das regras no manuseamento dos resíduos domésticos:
1. Se tiver, na sua família pessoas infetadas (ou com essa suspeita) lembre-se que os seus resíduos também podem estar infetados. Nesse caso:
Coloque os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade – não encher totalmente os sacos;
feche bem o saco e coloque-o dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e a seguir deposite-o no contentor dos resíduos indiferenciados (lixo comum).
Coloque sempre o saco dentro do contentor – não deixe o saco no chão. Se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível.
2. Deposite as máscaras, luvas e lenços no contentor do lixo comum.

Lembramos que os trabalhadores do município continuam todos os dias a contribuir para a limpeza das nossas ruas e a garantir o serviço de recolha dos seus resíduos.

A melhor forma de lhes agradecer e zelar pela sua saúde e pela de todos nós é cumprir estas regras e ser compreensivo para com as adaptações à recolha que poderemos ter de fazer em virtude da situação vivida.