COVID 19 - Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Condeixa aos munícipes
Caros munícipes:
Nesta contingência difícil e desafiante, em que todos somos chamados a dar um contributo responsável, apelo à vossa maior serenidade e peço a vossa confiança.
Quero dizer-vos que ninguém, nem um só munícipe terá motivos para se sentir abandonado, sequer esquecido. Estaremos atentos e atuantes em relação aos problemas de todos, em particular dos idosos, das crianças e dos mais pobres e carenciados.
Em nenhum momento a autarquia que represento deixará de cumprir a sua função social. Sempre o fez ao longo do tempo da nossa Democracia e mais o fará, de forma proactiva e solidária, em face deste cenário excecional que nos atinge a todos, tanto enquanto comunidade como em relação a cada um dos cidadãos de Condeixa.
Dure esta situação o tempo que durar, 15 dias, um mês, ou mais, a autarquia irá disponibilizar meios para fortalecer os laços de ajuda aos munícipes. De facto, aprovámos em tempo recorde um plano de contingência municipal, traçando as linhas mestras da nossa atuação e colocando em primeiro lugar a saúde dos nossos munícipes.
Assim:
1) Criámos números de contacto direto de todos os serviços da autarquia, por forma a que as situações mais urgentes possam ser tratadas, eficaz e imediatamente, evitando deslocações e protegendo sobretudo a população mais idosa.
2) Disponibilizámos um serviço de apoio aos reformados, traduzido numa equipa móvel para transporte de medicamentos e produtos de primeira necessidade. Queremos evitar que as pessoas tenham de sair de casa, promovendo assim o isolamento social como medida preventiva. De destacar que esta equipa já está no terreno, tendo sido divulgados, porta à porta, os números de contacto. Embora este serviço seja abrangente, apelamos a toda a população para que deixe o serviço prioritariamente disponível para quem realmente precisa.
3) Como ação concreta podemos informar que ainda ontem, 18 de Março, foram distribuídos mais de 70 cabazes de compras que incluem bens alimentares de primeira necessidade, tais como carne, leite e derivados, frutas e legumes. Esses cabazes foram destinados a famílias com baixos rendimentos com alunos menores pertencentes ao escalão A do pré-escolar e do 1º ciclo que neste momento se confrontam com as cantinas fechadas. Fomos mais longe e dotámos esses cabazes com as quantidades necessárias que contemplem também o agregado familiar.
4) Nesta conjuntura excecional, queremos pensar em todas as famílias do concelho e não apenas nas mais carenciadas. Vamos propor na próxima reunião do Executivo Municipal um desconto de 50% no pagamento do fornecimento da água durante os próximos meses a todos os consumidores. Dada a natureza da medida e o seu impacto orçamental, cerca de 50 mil euros por mês, aguardamos a boa aceitação da mesma.
5) Vamos a breve prazo proceder à desinfeção dos espaços públicos do concelho com maior movimento de pessoas, de modo a travar a disseminação de vírus e outros focos de doença e promovendo a higiene e saúde pública.
Prometemos que ao longo dos dias, semanas e meses, iremos monitorizar a situação em toda a comunidade e a de cada munícipe em particular. Avaliaremos, a cada momento, a necessidade de manter ou reforçar medidas ou ainda adotar outras soluções de carácter social, sempre com a preocupação de que ninguém se sinta sozinho ou desapoiado. Porque nunca estará! Não queremos ser melhores que ninguém neste combate sem tréguas, Mas queremos sobretudo estar juntos, solidários e focados no essencial: a Saúde Pública e a saúde que cada um de nós tem o dever e o direito de proteger.
No quadro da política de transparência e de verdade com que sempre tenho lidado convosco, devo alertar que este leque de medida excecionais, pode levar à suspensão ou adiamento de outras medidas que estavam contidas no programa de atividades da autarquia. Mas se há contingências em que temos de fazer opções, esta é, histórica e seguramente, a mais evidente delas.
Prezados munícipes:
Podem contar comigo, com o meu executivo, com a minha equipa e com todos os funcionários e colaboradores, com destaque particular para a equipa da Proteção Civil e da Ação Social da Câmara Municipal de Condeixa.
Reiteramos que estaremos presentes e atuantes. Sempre foi assim e mais será ainda nesta emergência.
Vamos todos, enquanto comunidade nacional e enquanto cidadãos de Condeixa, resistir em conjunto, ajudarmo-nos mutuamente, conter este inimigo invisível e derrotá-lo por fim. Para que possamos retomar as nossas rotinas, os nossos trabalhos, as nossas atividades escolares, lazeres e celebrações. Quanto esta pandemia acabar estaremos ainda mais fortes, unidos e confiantes.
Mais do que nunca, somos todos "Condeixa"
