Dia Internacional da Terapia da Fala assinalado nas escolas
O Dia Europeu da Terapia da Fala, que se assinala a 6 de março, foi comemorado esta sexta feira em todos os jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Condeixa-a-Nova, com a colocação de um cartaz alusivo e de sessões com os alunos onde exploraram a profissão do Terapeuta da Fala e as suas áreas de intervenção.
Os técnicos da equipa de Terapia da Fala do município pediram às crianças que refletissem acerca da importância deste apoio, e de que forma esta terapia os ajuda no seu dia-a-dia e na aprendizagem escolar. Algumas crianças elaboraram, ainda, um desenho relativo ao tema.
A “Terapia da Fala nas escolas” é um projeto educacional gratuito, introduzido em 2016 nos jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo do município de Condeixa-a-Nova, cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, através do projeto Realiza.te, da CIM Região de Coimbra. Esta medida tem em vista a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e posteriormente, a intervenção/acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras. Neste momento, 48 crianças do Município estão a ser acompanhadas em contexto escolar.
