cm-condeixa.pt / notícias / Nove municípios unidos na Associação do Portugal Romano
04 de Março de 2020

Nove municípios unidos na Associação do Portugal Romano

Condeixa-a-Nova, Ansião, Braga, Oliveira do Hospital, Penela, Santiago do Cacém, Seixal, Tomar e Vidigueira.

Foram estes os nove municípios que ontem, no Cartório Notarial de Condeixa, constituíram a Associação de Municípios do Portugal Romano que tem como objetivo principal criar uma rede de âmbito nacional que possa levar à criação e promoção da Rota do Romano, estabelecer relação com parceiros europeus, nomeadamente a Rede das Cidades Europeias do Atlântico (à qual alguns destes municípios já pertencem) e ainda ajudar à preservação do património romano que é «produto cultural e turístico já feito mas é preciso valorizá-lo e promovê-lo, em Portugal e fora». Dois anos depois do início do processo, por iniciativa do município de Condeixa-a-Nova, fruto da sua grande tradição romana, Nuno Moita afirmou ser este «um dia histórico para a valorização do património romano» disse, visivelmente orgulhoso, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

A escritura pública juntou nove municípios mas esse número poderá crescer uma vez que muitos outros manifestaram interesse (num total de 27), quando este processo começou a dar os primeiros passos, entre os quais Coimbra, Idanha-a-Nova e São Pedro do Sul.

A Associação de Municípios do Portugal Romano apresenta-se, assim, como um veículo para a promoção e valorização do património romano que, lamentou Nuno Moita, «consideramos estar de alguma forma esquecido daquilo que é o apoio comunitário e programas específicos para a sua valorização, cultural e turística, mas também para preservação patrimonial».

Por isso, os autarcas auspiciam que esta iniciativa possa vir a agregar algum projeto específico neste novo quadro comunitário, bem como participações de outros municípios.

A sede da Associação de Municípios do Portugal Romano ficará, para já, localizada no Museu PO.RO.S - Portugal Romano em Sicó, Rua dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, com possibilidade, de acordo com os estatutos, de ser deslocada para qualquer um dos outros municípios da Associação.

À escritura pública que deu origem à Associação de Municípios do Portugal Romano seguiu-se a primeira Assembleia Geral, no Museu PO.RO.S, onde foram nomeados os órgãos constitutivos. Assim, o município de Condeixa assume a liderança do Conselho Diretivo, Oliveira do Hospital fica responsável pela Assembleia Geral e na autarquia de Penela foi depositada a responsabilidade do Concelho Fiscal.

Fonte: Diário de Coimbra