cm-condeixa.pt / notícias / Quase 4500 espetadores assistiram ao Festival de Teatro Deniz-Jacinto 2020
17 de Fevereiro de 2020

Quase 4500 espetadores assistiram ao Festival de Teatro Deniz-Jacinto 2020

A quinta edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto, que decorreu entre 17 de janeiro e 10 de fevereiro, registou perto de 4500 espetadores, entre público geral e público escolar e “Os Miseráveis” foi o espetáculo mais procurado.

No balanço a mais uma edição do evento, que apresentou quinze peças teatrais de companhias profissionais e amadoras, de norte a sul do país, destaca-se o interesse com que o público recebeu a abordagem a novos estilos teatrais como o impro (técnica de improvisação teatral), com as companhias Cardume - Coletivo de Impro e Improv FX e a Commedia Del Art com o ator Filipe Crawford, e a primeira presença internacional com o espetáculo “Os Miseráveis / Los Miserables”, com a participação da companhia espanhola De La Burla Teatro.

“A abertura do festival a novos estilos teatrais, nomeadamente o impro teve um impacto muito positivo especialmente no público mais difícil de conquistar, os jovens entre os 16 e os 30 anos, e que este ano encheram a sala. É uma das vitórias desta edição”, destaca Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O autarca faz um “balanço muito positivo” de mais esta edição, realçando ainda que “os espetáculos para o público infanto-juvenil estiveram sempre esgotados, verificando-se este ano uma maior procura por parte de pessoas não condeixenses. ‘Os Miseráveis’, com a participação dos espanhóis De La Burla Teatro, foi o espetáculo que trouxe mais espetadores de fora do concelho, maioritariamente de Coimbra, Penela, Soure, Ansião e também de Espanha”.

O Festival de Teatro Deniz-Jacinto chegou a um universo escolar de 1200 espetadores do 5º ao 12º ano de escolaridade, “e só por falta de capacidade não chegou a mais alunos, uma vez que recebemos muitas solicitações de escolas de outros concelhos com interesse em trazer os seus estudantes para assistirem aos espetáculos”, revelou ainda Nuno Moita.

Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, o Festival Deniz-Jacinto foi lançado em 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido na vila de Condeixa a 8 de janeiro de 1915.