cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa apurou vencedores municipais do Concurso Nacional de Leitura
12 de Fevereiro de 2020

Condeixa apurou vencedores municipais do Concurso Nacional de Leitura

Já foram apurados os alunos, do 1º ciclo ao ensino secundário, que vão representar o município de Condeixa-a-Nova na fase intermunicipal do 14º Concurso Nacional de Leitura, que será disputada no próximo dia 24 de abril, na Mealhada.

Trata-se do maior evento de promoção da leitura, envolvendo escolas e bibliotecas públicas municipais de todo o país, desejando-se repetir o sucesso alcançado na edição anterior, em que os alunos Cassiano Silva (atualmente concorrente no 2.º ciclo) se sagrou campeão nacional do 1.º ciclo e Beatriz Diogo (atualmente concorrente do ensino secundário) se sagrou campeã nacional do 3.º ciclo.

Este ano, o município de Condeixa-a-Nova voltou a associar-se ao Concurso Nacional de Leitura, organizando a fase municipal do concurso que teve lugar no Museu PO.RO.S, no passado dia 01 de fevereiro, etapa onde participaram cerca de 200 pessoas, entre concorrentes, familiares, jurados e convidados.

Dando continuidade à festa da leitura iniciada em fase escolar, o evento contou com a participação dos alunos anteriormente selecionados em todos os níveis de ensino, agora submetidos a provas de avaliação de leitura expressiva e de argumentação, baseadas nas obras escolhidas especificamente para este fim e de acordo com o regulamento do concurso.

Ao longo de um dia inteiramente dedicado às palavras, as provas permitiram eleger três alunos de cada nível de ensino que avançam agora para a fase intermunicipal, agendada para 24 de abril, na Mealhada. A fase final acontece a 06 de junho, este ano em Oeiras.

O Concurso Nacional de Leitura (CNL), que já na sua 14ª edição, é desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Leitura e visa promover um melhor domínio da língua portuguesa (compreensão e leitura) entre as camadas mais jovens.