cm-condeixa.pt / notícias / Condeixenses aprendem a fazer compostagem para reduzir lixo em aterro
06 de Fevereiro de 2020

Condeixenses aprendem a fazer compostagem para reduzir lixo em aterro

O município de Condeixa-a-Nova promoveu, na passada quarta feira, a quinta sessão de formação no âmbito do projeto BIOVERDE de compostagem doméstica com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo que diariamente é remetido para aterro.

Este projeto pretende colocar cem famílias do concelho a “compostar, outra forma de reciclar”, fornecendo os materiais e ensinando a fazer compostagem doméstica e recolha seletiva de bio resíduos alimentares. A compostagem, refira-se, permite reciclar a matéria orgânica devolvendo-a ao solo sob a forma de fertilizante natural.

O projeto integra o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Condeixa e resulta da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Os munícipes que manifestem interesse em reduzir os seus resíduos orgânicos domésticos e reúnam os requisitos poderão fazer a sua inscrição e consultar o regulamento onde se definem as regras que orientam esta iniciativa (no site da autarquia) e receberão um compostor doméstico, formação em compostagem e apoio continuado pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Condeixa.

Assim, se é residente no município de Condeixa, tem um jardim, um quintal ou um logradouro, inscreva-se e comece a transformar o seu lixo doméstico orgânico em fertilizante.

A compostagem é uma prática simples que permite aproveitar os bio resíduos e transformá-los num fertilizante natural que pode depois ser usado, evitando-se o seu encaminhamento para aterro, o que se traduz em vantagens económicas e ambientais.