cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa prossegue programa de educação parental para combater insucesso escolar
30 de Janeiro de 2020

Já arrancou a segunda edição do Programa de Educação Parental, dirigido aos pais e encarregados de educação, com o objetivo de melhorar o sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Este programa, cuja segunda edição arrancou no passado dia 13 de janeiro, pretende ajudar a compreender as necessidades dos pais/encarregados de educação e dos seus filhos, a importância de assumir uma intervenção precoce nos fatores de risco e nos comportamentos inadequados e a importância de promover uma relação eficiente entre a escola e a família, de forma a potenciar o sucesso escolar da criança.

O Programa de Educação Parental ‘Realiza.te - Capacitação para Pais’, cuja primeira edição decorreu em janeiro de 2019, é promovido ao abrigo da medida “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), projeto cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Em Condeixa-a-Nova, este programa está a ser dinamizado pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas, com a participação de dois técnicos com formação em educação parental, um representante do Serviço de Ação Social e Saúde da autarquia e um representante do Agrupamento de Escolas de Condeixa.

A segunda edição do Programa de Educação Parental vai ser desenvolvida ao longo de 14 sessões, de 2 horas cada, com frequência semanal, decorrendo às segundas-feiras, das 18h00 às 20h30, no Espaço Juvenil (antigas instalações do Jardim de Infância do Bairro do Ciclo) e contemplando serviço de babysitting.