cm-condeixa.pt / notícias / Património romano de Condeixa promove-se na FITUR de Madrid
22 de Janeiro de 2020

Património romano de Condeixa promove-se na FITUR de Madrid

O município de Condeixa-a-Nova está presente na FITUR 2020 - Feira Internacional de Turismo de Madrid com um stand alusivo à herança cultural do império romano, promovendo os seus principais ativos turísticos, nomeadamente o museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó e o evento “Vislumbre de Um Império”.

A FITUR, uma das mais importantes feiras de turismo, começa hoje e decorre até domingo no recinto da Feira de Madrid, onde são esperados mais de 142 mil profissionais de todo o mundo e mais de 110 mil visitantes no fim de semana aberto ao público.

“A participação do município de Condeixa na FITUR assume um carácter estratégico. Depois de duas presenças na Bolsa de Turismo de Lisboa entendemos que era necessário expandir e iniciar uma promoção internacional. Apostámos naquela que é, por estes dias, a capital do turismo da Península Ibérica e da Europa e até domingo estaremos a promover Condeixa onde tudo acontece”, destaca Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O autarca encabeça uma equipa de trabalho encarregue das reuniões com os profissionais ligados ao setor presentes na feira e dos contactos com os visitantes, tendo em vista a captação de novos públicos.

O município de Condeixa-a-Nova apresenta-se na FITUR em stand próprio, com 54 m2, localizado no pavilhão 4 do recinto, inspirado no ambiente interativo do Museu PO.RO.S e no legado da romanização, contando com animação permanente através de figuras ligadas ao período romano e da divulgação de um vídeo promocional.

“É uma oportunidade excelente para dar a conhecer e suscitar interesse pelo nosso concelho, em particular pelo Museu PO.RO.S e pelo evento ‘Vislumbre de Um Império’, que é já uma das maiores recriações históricas do país e que acontece habitualmente em junho”, acrescenta o autarca.

Nuno Moita realça ainda que “parece haver um grande consenso sobre o potencial do património romano de que somos detentores sobre o desenvolvimento dos territórios”, porém, lamenta, “é incompreensível que não haja disponibilidade para alocar apoios comunitários a investimentos no eixo da romanização”.

“O país tem que decidir se é ou não importante investir nesta área porque as Câmaras Municipais, com a amplitude de competências a que têm de atender, não têm capacidade orçamental para ir mais além. Temo-lo feito mas estamos no limite do orçamento. Parece-nos que o património romano é um vetor fundamental de desenvolvimento mas gostávamos de ver um maior compromisso nacional com esse objetivo”, refere Nuno Moita.

Aberto ao público em 2017, o PO.RO.S - Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico que permite ao visitante "experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana", ajudando a recriar o modo de vida de Conimbriga, uma dos mais extensos e diversificados sítios arqueológicos romanos em Portugal.

O ‘Vislumbre de Um Império’ é um evento que acontece anualmente no cenário vivo das ruínas de Conimbriga, com a participação de centenas de figurantes que transportam o visitante para o verdadeiro ambiente da época romana. Lutas de gladiadores, cortejo imperial, acampamento de legionários, mercado romano,demonstrações de falcoaria, danças exóticas e trabalho dos artífices ao vivo são as principais atrações do evento.