cm-condeixa.pt / notícias / Festival de Teatro Deniz-Jacinto com novos estilos e primeira internacionalização
16 de Janeiro de 2020

A quinta edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto arranca esta sexta, dia 17 de janeiro, com uma programação de quinze peças teatrais de companhias profissionais e amadoras, de norte a sul do país, assinalando-se a primeira internacionalização do festival com o espetáculo “Os Miseráveis / Los Miserables”, pelas companhias Ajidanha e De La Burla Teatro.

“Além desta primeira presença internacional no Festival Deniz-Jacinto, trazemos a esta quinta edição a abordagem a novos estilos teatrais como o impro (técnica de improvisação teatral), com as companhias Cardume - Coletivo de Impro e Improv FX e a Commedia Del Art com o ator Filipe Crawford. Mantivemos a preocupação em construir uma programação eclética e com presença nas escolas, trabalhando na formação de novos públicos”, destaca Liliana Pimentel, vereadora da Cultura da Câmara de Condeixa.

Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, o Festival Deniz-Jacinto foi lançado em 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido na vila de Condeixa a 8 de janeiro de 1915.

O V Festival de Teatro Deniz-Jacinto abre dia 17 de janeiro, às 21h30, no Cine-Teatro de Condeixa com o espetáculo “A última noite do capitão”, por Filipe Crawford, seguindo-se no sábado a peça “Saudade” pela companhia Cardume – Coletivo de Impro. No domingo, às 16 horas, a Ponto Produções apresenta “Monstrologia”.

No fim de semana seguinte sobe ao palco do Cine-Teatro de Condeixa, na sexta feira, dia 24 de janeiro, às 21h30, a peça “Maria, Senhora de Mim”, pela mão do grupo Pateo das Galinhas Teatro de Bico. No sábado, dia 25, é a vez do Teatro Amador de Pombal levar à cena “9 Mulheres”. No domingo há sessão dupla (11h00 e 16h00) para levar os mais novos a ver “Cinderela”, pelo grupo Cri’Arte.

O terceiro fim de semana do Festival Deniz-Jacinto abre, na sexta feira, dia 31 de janeiro, com o espetáculo “Velhos são os trapos”, pela companhia AtrapalhArte, seguindo-se no sábado, dia 1 de fevereiro, “Curtas”, pela Improv FX. No domingo há “Branca de Neve e os Sete Anões”, pelo Teatro Esfera, em sessão dupla, às 11h00 e 16h00.

A encerrar, o cartaz do festival reserva “À Deriva”, pelo grupo Ajidanha , na sexta dia 7 de fevereiro, e no sábado, dia 8, a primeira internacionalização com a apresentação de “Os Miseráveis / Los Miserables”, numa coprodução das companhias Ajidanha e De La Burla Teatro, além de “A Menina do Mar”, pela companhia ADN de Palco, no domingo, às 11h00 e 16h00.

Entre 17 de janeiro e 10 de fevereiro, o Festival de Teatro Deniz-Jacinto apresentará 20 sessões de teatro, num total de quinze espetáculos, a maioria no Cine-Teatro de Condeixa mas também nas escolas, com as peças “Posso falar de mim?” (Teatro Aramá), no dia 24 de janeiro, “A farsa de Inês Pereira” (Atrapalharte), dia 31 de janeiro, “A menina do mar” (ADN de Palco), dia 7 de fevereiro e, dia 10, “O ano da morte de Ricardo Reis” (Etcetera).

As peças destinadas ao público escolar abrangem este ano aproximadamente 1200 alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade.

Os preços dos bilhetes para este V Festival de Teatro Deniz-Jacinto variam entre os 2 euros para os espetáculos dedicados ao público infanto-juvenil (domingos) e os 3 euros para os espetáculos do público-geral (sextas e sábados). As reservas podem ser efetuadas através do número 961 890 274 ou do endereço de email festivalteatro.denizjacinto@cm-condeixa.pt .