cm-condeixa.pt / notícias / Sarau cultural leva a palco o melhor de Condeixa para ajudar famílias carenciadas
16 de Dezembro de 2019

O Sarau Solidário promovido pela Câmara Municipal de Condeixa, que acontece todos os anos nas vésperas de Natal, vai decorrer na próxima quinta feira, dia 19, pelas 21 horas, no Cine-Teatro de Condeixa.

Sob o tema "Uma história que eu já contei", o evento solidário conta com a atuação de vários grupos e artistas locais, num espetáculo que atravessa diferentes expressões culturais, nomeadamente teatro, música e dança.

“Esta é uma oportunidade para lembrar que apesar da melhoria da condição financeira da generalidade das famílias ainda há casos de dificuldades a que não podemos ficar indiferentes. A Loja Social é um recurso fundamental para apoiar estas famílias e esperamos que os condeixenses voltem a manifestar a sua solidariedade apoiando esta causa com bens alimentares”, apela Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Os donativos angariados (bens alimentares que serão recolhidos à entrada para o evento) neste sarau cultural revertem a favor da Loja Social, um serviço de resposta concelhia criado em 2007 no âmbito da Rede Social de Condeixa, promovido pela autarquia e dinamizado em parceria com várias entidades e instituições de solidariedade social.

Durante o ano de 2019, refira-se, a Loja Social apoiou um universo de 462 famílias, num total de 820 beneficiários que receberam apoio ao nível de géneros alimentares, roupa e calçado.

Os bens são angariados através de campanhas solidárias desenvolvidas quer pelo Serviço de Ação Social e Saúde (SASS) da Câmara de Condeixa e parceiros da Rede Social, quer por empresas e comerciantes, além de donativos de particulares entregues diretamente na Loja Social.

Atualmente a Loja Social de Condeixa funciona com quatro valências, nomeadamente banco solidário, mercearia social, ateliês ocupacionais e equipa de intervenção direta.

Trata-se de um banco de recursos de bens, dirigido a indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, residentes no concelho e sinalizados pelos diferentes serviços de ação social.

Sendo um evento de cariz social que sempre tenta destacar a intervenção social concelhia, no presente ano a organização gostaria de promover de forma simbólica o trabalho desenvolvido ao longo de anos pelas diferentes Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.