cm-condeixa.pt / notícias / 'Três cidades de Marrocos' de Vergílio Correia em exposição
28 de Outubro de 2019

'Três cidades de Marrocos' de Vergílio Correia em exposição

A exposição "Três cidades de Marrocos", a partir das fotografias e do livro com o mesmo nome de Vergílio Correia, instalou-se no Museu de Lamego até 23 de fevereiro de 2020, estando prevista a sua itinerância ao Museu Monográfico de Conimbriga, seguindo depois para Marrocos, onde será apresentada em Rabat, El Jadida e Safi.

A obra de Vergílio Correia resulta da viagem de estudo que o investigador, arqueólogo e historiador de arte realizou a Marrocos, em 1923, para observar a influência mauritanense sobre a arte portuguesa do começo do século XVI.

Em junho deste ano, o Museu de Lamedo e os curadores da exposição, os fotógrafos Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, revisitam Azamor, El Jadida (antiga Mazagão) e Safi, as três cidades marroquinas, para esta exposição que põe em relevo o diálogo entre as fotografias tiradas por Vergílio Correia durante a sua viagem e o registo contemporâneo dos dois fotógrafos. A viagem a Marrocos contou com o apoio da Embaixada de Portugal em Marrocos e das Direções Regionais de Cultura de Azamor e El Jadida e de Safi.

A inauguração da exposição, no passado dia 19 de outubro, coincidiu com o dia do aniversário de nascimento de Vergílio Correia (1888-1944), coordenador das descobertas de Conimbriga entre 1929 e 1944, figura tutelar, inspiradora do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conimbriga a Património Mundial da UNESCO.

A mostra resulta de protocolo entre a Direção Regional de Cultura do Norte – Museu de Lamego e a Galeria MIRA FORUM, com as entidades que integram o Centro de Estudos Vergílio Correia (CEVC), Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Associação Ecomuseu de Condeixa e família de Vergílio Correia.