cm-condeixa.pt / notícias / Proteção Civil de Condeixa recebe novo equipamento para limpezas florestais
14 de Outubro de 2019

Proteção Civil de Condeixa recebe novo equipamento para limpezas florestais

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova adquiriu um novo equipamento para reforçar os meios técnicos da equipa de Proteção Civil do Município nas limpezas florestais das faixas da rede viária.

“É cada vez mais importante trabalhar e apostar na prevenção de modo a evitar situações de risco para as pessoas e os seus bens em caso de incêndio florestal. Nesse sentido, a Câmara Municipal tem vindo a dotar o Serviço Municipal de Proteção Civil de equipamento que permita responder mais rapidamente às necessidades do município”, realçou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O novo equipamento, um trator com limpa bermas, vai contribuir para o aumento da produtividade na execução de faixas de gestão de combustível da rede viária municipal, cumprindo assim com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovado em 2018.

Com a aquisição deste equipamento pretende-se realizar com meios próprios a manutenção das faixas de gestão de combustível e, simultaneamente, proceder à reabertura de caminhos florestais, vitais para o apoio ao combate em situação de incêndio.

“Tínhamos já adquirido uma capinadeira que tem sido utilizada quando há disponibilidade de um trator que existe na Divisão de Obras, mas verificou-se ser insuficiente face às necessidades da equipa de Proteção Civil, pelo que era urgente a chegada deste novo equipamento”, acrescentou António Ferreira, vereador da Câmara Municipal com o pelouro da Proteção Civil.

A Câmara Municipal de Condeixa realizou no ano passado a limpeza de cerca de 150 hectares de faixas da rede viária municipal, num investimento de mais de 200 mil euros, com o objetivo de garantir a segurança de pessoas e bens em caso evacuação de populações em situação de incêndio florestal. Já este ano realizou a manutenção das mesmas faixas da rede viária nas freguesias de 1ª e 2ª prioridade em cerca de 55 hectares, num investimento a rondar os 50 mil euros.