cm-condeixa.pt / notícias / Nuno Moita apresentou Museu PO.RO.S em conferência internacional
26 de Setembro de 2019

Nuno Moita apresentou Museu PO.RO.S em conferência internacional

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, apresentou o Museu PO.RO.S na conferência “The Best in Heritage – Projects of Influence”, um evento que celebra os projetos museológicos mais importantes do Mundo, que decorreu recentemente na Croácia.

Esta participação aconteceu um ano depois de o PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó ter vencido o Prémio Heritage in Motion 2018, colocando Condeixa ao lado de cidades como Sidney, Detroit, Tóquio, Londres, Amesterdão e Paris.

“Estamos todos de parabéns, conseguimos construir um museu de nível mundial, só falta que este reconhecimento tenha a devida contrapartida nas entidades regionais e nacionais”, afirma Nuno Moita da Costa, agradecendo a colaboração dos parceiros neste projeto, nomeadamente a M&A Digital, GLORYBOX e NAP.

Refira-se que o Museu PO.RO.S é um equipamento do Município de Condeixa, tendo o edil de Condeixa vindo a reclamar a necessidade de um maior envolvimento das entidades regionais e nacionais naquele que é um dos mais recentes e inovadores museus do país, dedicado ao período da romanização.

Em setembro do ano passado, o Museu PO.RO.S foi distinguido com o Prémio ‘Heritage in Motion 2018’, promovido pela Academia Europeia de Museus com o objetivo de premiar os melhores projetos multimédia que mostram, de forma criativa e inovadora, a herança cultural da Europa. Além da distinção “Best Achievement Award”, venceu ainda na categoria “Aplicações e Experiências Interativas”.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico singular, que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conimbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal. Deste modo, o novo Museu PO.RO.S constitui-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruinas de Conimbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de modernos e inovadores sistemas multimédia.