cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa dá as boas vindas a professores e funcionários no arranque do ano letivo
13 de Setembro de 2019

O município de Condeixa assinalou o arranque do ano letivo 2019/2020, na passada segunda feira, dia 9, com um programa de receção e boas vindas aos professores e pessoal não docente do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.

“O sucesso escolar dos nossos alunos, de que depende em grande medida um futuro que queremos de progresso, não é indissociável do empenho de todos os atores da comunidade educativa. Daí que seja muito importante que todos devam trabalhar em estreita parceria e cooperação para atingir os melhores resultados”, sublinhou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O autarca revelou que o município se prepara para assumir em 2020 novas competências no setor da Educação, no âmbito da descentralização promovida pela Administração Central, o que, sublinhou, “reforça a necessidade de uma relação de parceria mais próxima entre as escolas e a autarquia”.

Nuno Moita da Costa assinalou ainda o “forte investimento” que é realizado anualmente na área da Educação, nomeadamente através da oferta de livros de atividades e material escolar aos alunos do 1º ciclo, do ensino do Inglês no pré-escolar, de sessões de terapia da fala, além de transportes e refeições escolares.

Este ano, o programa de receção e boas vindas aos professores e pessoal não docente do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova arrancou às 9h30 na Escola Secundária Fernando Namora, onde foi assinalado o centenário do escritor (1919-2019), seguindo-se um conjunto de visitas a diversos pontos de interesse cultural e a empresas do concelho.

Divididos por grupos, os participantes visitaram a Zona Industrial Dr. Armando Tavares, nomeadamente as empresas Farmalabor Medicamentos-Cosméticos, a Dominó - Indústria Cerâmica e a Quimijuno – Produtos químicos, o Solar da Arrocha e a Casa Matos.

Ainda antes do almoço-convívio na sede do Clube Desportivo Recreativo e Cultural do Sobreiro, teve lugar uma visita à Igreja Matriz do Sebal onde teve lugar uma palestra pelo historiador Paulo Archer de Carvalho, sobre "O valor do lugar".