MENU
cm-condeixa.pt / notícias / Fernando Namora condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade
06 de Setembro de 2019

Fernando Namora condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O escritor condeixense Fernando Namora foi condecorado, a título póstumo, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, pelo singular percurso de Namora no panorama da literatura nacional.

A condecoração foi entregue no passado dia 29 de agosto, na abertura da 4ª Festa do Livro em Belém, numa sessão de homenagem ao livro e à leitura, cumprindo o anúncio que fora feito por Marcelo Rebelo de Sousa, a 15 de abril último, na cerimónia de abertura das comemorações do centenário de nascimento de Fernando Namora, em Condeixa.

Entre outros, Fernando Namora foi distinguido pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, honra atribuída a pessoas com feitos de especial relevância para Portugal, e cujas insígnias foram entregues à filha mais nova do homenageado, Margarida Namora.

A homenagem, justificou o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, prende-se, para além de outras considerações, com o facto de Fernando Namora ter sido "o retrato do que era Portugal do campo e da cidade, visto pelos olhos de um médico nos dramas de cada um dos seus pacientes, uns físicos e outros morais" e sobre o qual, “lamentavelmente, caiu um manto pesado de esquecimento”.

Esta foi a terceira condecoração pela Presidência da República a Fernando Namora, depois de o escritor ter recebido o Grande Oficial ato da Ordem de Santiago de Espada, atribuído por Ramalho Eanes, e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, por Mário Soares.

Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) nasceu em Condeixa a 15 de Abril, na casa onde hoje se reconstitui o seu escritório e se conservam os seus objetos pessoais. Com uma ampla produção literária, reuniu géneros tão diversos como o romance ou a poesia, a novela ou a biografia, com destaque para as narrativas dos cadernos de um escritor. Alguns dos seus livros foram adaptados ao cinema e traduzidos em diversas línguas.

ARQUIVO

mais notícias relacionadas com Cultura
CASA MUSEU FERNANDO NAMORA

Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova

Tel. 239 940 146

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
PARTICIPE!

Orçamento Participativo de Condeixa-a-Nova

WWW. opcondeixa.pt

AGENDA 21 LOCAL
SUSTENTABILIDADE

Gestão partilhada e sustentável do futuro do município de Condeixa-a-Nova.

WWW. agenda21condeixa.com

FARMÁCIAS 24H

  • Farmácia Ferreira

    Av. Visconde de Alverca, 47 Condeixa-a-Nova Tel.: 239941466

    + INFO