cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa recebe veículo de recolha de resíduos verdes
27 de Agosto de 2019

Condeixa recebe veículo de recolha de resíduos verdes

O município de Condeixa-a-Nova recebeu esta terça feira, pelas 11 horas, um novo veículo preparado para efetuar a recolha de resíduos verdes provenientes de limpezas e manutenção de jardins.

O novo veiculo ligeiro de mercadorias de caixa aberta com grua e garra para recolha de resíduos verdes foi adquirido no âmbito da candidatura, designada con(DEIXA)-à-PORTA, efetuada ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Este equipamento vai permitir iniciar um novo serviço de recolha dedicada de resíduos verdes urbanos produzidos pelos munícipes, designadamente os provenientes da limpeza e manutenção dos jardins das habitações unifamiliares e plurifamiliares, nomeadamente aparas, troncos, ramos, relva e ervas.

“Pretende-se desta forma melhorar o serviço prestado aos munícipes e otimizar a gestão dos resíduos no concelho. Será assim possível passar a recolher de forma separada estes biorresíduos, que atualmente são colocados juntamente com os resíduos indiferenciados, e promover o seu posterior encaminhamento para valorização desviando-os do aterro”, explica Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Este investimento, acrescenta o autarca, constitui um “complemento importante” a outro investimento em curso, “a criação de um parque de resíduos verdes, que surge como uma medida de eficácia para rentabilizar a gestão dos resíduos verdes no município, contribuindo para reduzir a pegada ecológica”.

No novo parque, os resíduos verdes lenhosos serão triturados podendo parte ser incorporados no horto e jardins municipais e o restante encaminhado para tratamento biológico (compostagem) obtendo-se desta forma a valorização destes resíduos e a redução da quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterro.