cm-condeixa.pt / notícias / Programa de Emergência Social apoia 73 famílias de Condeixa
12 de Agosto de 2019

Programa de Emergência Social apoia 73 famílias de Condeixa

O Programa de Emergência Social apoiou, entre janeiro e julho deste ano, 73 famílias de Condeixa, num total de mais de centena e meia de indivíduos, nomeadamente através do pagamento de rendas e faturas de eletricidade, gás e água e da oferta de refeições escolares nas interrupções letivas.

“Apesar da melhoria das condições de vida ainda há situações de profundas carências, motivadas por situações de desemprego ou de problemas de saúde, a que é preciso estar atento. Através deste programa pretendemos acudir aos casos mais emergentes, garantindo-lhes o apoio que precisam, seja ao nível do pagamento de rendas e outras despesas familiares mas também enquanto plataforma para uma reintegração social e no mercado de trabalho”, sublinha Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Os apoios previstos no Programa de Emergência Social são dirigidos a famílias residentes no concelho há mais de um ano e em situação de carência socioeconómica e emergência social.

O apoio poderá destinar-se a fazer face, nomeadamente, a despesas fixas mensais (renda/prestação de casa, eletricidade, gás e água), problemas de saúde ou outras situações de emergência. Está também previsto apoio às refeições escolares em período de interrupção letiva a alunos abrangidos pelo escalão A de abono da Segurança Social.

Os apoios concedidos às 73 famílias que se candidataram ao Programa de Emergência Social, no valor 25 mil e 500 euros, foram sobretudo para apoio ao nível das despesas fixas mensais e de saúde.

A análise das candidaturas é feita com base no cálculo da capitação do rendimento per capita do agregado familiar, não podendo ultrapassar os 70% do IAS (Indexante de Apoios Sociais), equivalente a 305,032 euros.

A atribuição dos apoios pontuais implica a prestação de Trabalho Socialmente Útil (TSU) por parte dos beneficiários em idade ativa e as atividades são desenvolvidas nos serviços da autarquia numa ótica de corresponsabilização dos benefícios e, simultaneamente, de apoio à integração social e (re)aquisição de hábitos de trabalho dos mesmos.