Terapia da fala gratuita acompanhou 75 crianças de Condeixa
Desde 2016 que os jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de Condeixa-a-Nova dispõem de um serviço de terapia da fala gratuita que, no último ano letivo, acompanhou 75 crianças com resultados muito positivos.
Este programa é constituído por uma equipa multidisciplinar, cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, através do projeto Realiza.te, da CIM Região de Coimbra. O projeto tem em vista a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e posterior intervenção/acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras.
No último ano letivo, a equipa acompanhou, de forma gratuita, 75 crianças com vários diagnósticos. Após intervenção, cerca de 20% dos alunos alcançaram todos os objetivos estabelecidos, tendo alta terapêutica. Os restantes, com melhorias significativas, continuarão a beneficiar destas sessões no próximo ano letivo, até atingirem os objetivos inicialmente propostos.
“Esta é uma das medidas que faz parte da nossa política educativa, a par da oferta de material escolar aos alunos do 1º ciclo, do ensino do Inglês no pré-escolar, além de transportes e refeições escolares, que, no seu conjunto, contribuem para uma escola pública de excelência, criando mais e melhores condições para a igualdade de acesso à educação”, destaca Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
A diretora do agrupamento de escolas, Anabela Lemos, sublinha, por seu lado, que a existência de sessões de terapia da fala “é muito importante para prevenir dificuldades ao nível da leitura e da escrita, promovendo competências transversais às várias disciplinas, garantindo, desta forma, o sucesso académico e social dos alunos. De certo modo, colmatou uma necessidade sentida pelos educadores e professores, abrangendo os alunos do ensino pré-escolar até ao 1º ciclo”.
