cm-condeixa.pt / notícias / Governador do Rio de Janeiro e altas figuras da justiça brasileira recebidos em Condeixa
04 de Julho de 2019

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, recebeu no passado dia 1 de julho uma comitiva de destacados juízes brasileiros e o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, à margem do Seminário de Verão da Associação de Estudos Europeus de Coimbra, que decorreu em Coimbra.

No jantar realizado em Condeixa, e que contou ainda com a presença de Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, foram abordadas eventuais parcerias a estabelecer com o Estado de São Paulo, nomeadamente na área do turismo, e futuros acordos de geminação entre Condeixa e municípios do estado carioca.

“Muitos frutos serão colhidos a partir deste nosso encontro, nomeadamente no domínio do turismo religioso, trocando conhecimento com um país experiente nesta matéria. Só Fátima recebe mais turistas que o Brasil inteiro. Portanto, temos muito que aprender com Portugal”, afirmou Wilson Witzel, governador do Estado do Rio de Janeiro, agradecendo o carinho e a “calorosa recepção” em Condeixa.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal condeixense, Nuno Moita da Costa, agradeceu a visita e declarou que “Condeixa está aberta a futuras geminações com prefeituras do Rio de Janeiro”, realçando a importância de “caminhar em conjunto para preparar o futuro e desenvolver a relação entre os dois paises”.

Entre o grupo de oradores do Seminário de Verão da Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC) que visitaram o município de Condeixa e participaram num jantar de boas vindas estiveram ainda os ministros do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello, o ministro do Supremo Tribunal de Justiça João Otavio de Noronha, além de Manuel Porto, presidente da AEEC, João Calvão da Silva, vice reitor da Universidade de Coimbra e Rui Marcos, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Fernando Regateiro, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra entre outras destacadas figuras portuguesas e brasileiras.

A comitiva brasileira deslocou-se a Portugal para participar no Seminário de Verão da Associação de Estudos Europeus de Coimbra, que decorreu na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, entre 1 e 3 julho sob o tema “25 anos de diálogo jurídico: Perspetivas de um Mundo sem fronteiras”.