Mascote 'Garbo' e peça de teatro sobre Namora 'No Palco com o Gaspar e a Inês'
Garbo, a mascote de Condeixa-a-Nova e a peça de teatro “De seu nome Namora”, recriando a vida do escritor Fernando Namora, propostas por alunos da Escola Básica nº 3 de Condeixa e da EB1 de Anobra, subiram ao palco do Cine-Teatro de Condeixa-a-Nova, no passado dia 15 de junho, em mais uma edição do programa “Image Create Succed” da Região de Coimbra no âmbito da atividade “No Palco com o Gaspar e a Inês”.
Promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), com o apoio do Município de Condeixa-a-Nova, a iniciativa contou com a participação dos alunos do 1º ano da EB nº 3 de Condeixa e os do 1º, 2º, 3º e 4º anos da EB1 de Anobra.
A turma do 2ºA da Escola Básica nº 3 de Condeixa apresentou a criação de uma mascote para o concelho - “GARBO - Mascote de Condeixa-a-Nova” - num trabalho orientado pela professora Célia Galvão. Já a Escola Básica da Anobra apresentou a peça de teatro “De seu nome Namora”, recriando a vida do escritor Fernando Namora, sob a orientação dos professores Anabela Lima e Bruno Cruz.
Este evento foi o culminar da atividade “A Aventura do Gaspar”, desenvolvida ao longo do ano e reuniu os participantes, pais, encarregados de educação, entidades e muito público, num ambiente de festa com muita criatividade e animação.
Esta iniciativa decorre da 6ª edição do projeto “Empreendedorismo nas Escolas”, da CIM Região de Coimbra, com o objetivo de desenvolver uma cultura empreendedora, promover o espírito de cooperação e criatividade e incentivar o desenvolvimento local, através de um conjunto de atividades desenvolvidas de forma adaptadas à realidade e idade das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.