cm-condeixa.pt / notícias / Secretária de Estado do Turismo visitou PO.RO.S 'lugar obrigatório em Portugal'
24 de Junho de 2019

Secretária de Estado do Turismo visitou PO.RO.S 'lugar obrigatório em Portugal'

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, esteve na última quinta feira, dia 20 de junho, no Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, onde desafiou todos a visitarem aquele museu, destacando tratar-se de “lugar obrigatório em Portugal”, prometendo ainda colaborar numa estratégia de diversificação e ampliação de públicos.

“Quem quiser perceber o presente e o que vai ser o nosso futuro é vir aqui aprender com a história, para que saibamos o que ainda nos falta fazer para sermos cada vez melhores, neste país onde tudo acontece em todo o momento graças às pessoas que cá vivem. E os romanos fizeram isso, aproveitaram o melhor que tínhamos para fazerem melhor. É aprender com a história para olharmos para o futuro”, afirmou Ana Mendes Godinho, no final da visita ao museu PO.RO.S., em Condeixa-a-Nova.

Acompanhada do presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, na visita ao museu, a governante Ana Mendes Godinho expressou ainda o seu apoio a uma estratégia conjunta de promoção daquele equipamento junto das principais agências e operadores turísticos no sentido de diversificar e ampliar o público que visita o PO.RO.S. – Portugal Romano em Sicó.

Vencedor do Prémio ‘Heritage in Motion 2018’, da Academia Europeia de Museus, o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, inaugurado em 2017, é um espaço museológico singular, que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conimbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal. Deste modo, o novo Museu criado por iniciativa da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova constitui-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruínas de Conimbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

A Secretária de Estado do Turismo esteve em Condeixa no âmbito de uma jornada dedicada ao lançamento da Rota Carmelita, que vai ligar o Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, onde viveu a irmã Lúcia, a Fátima, num percurso de 111 quilómetros, feito maioritariamente pela Natureza e longe de estradas nacionais, e com passagem por Condeixa-a-Nova, nomeadamente pelas Ruínas Romanas de Conimbriga.
O projeto, que contou com um investimento de 200 mil euros, passa pelos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém, conjugando a espiritualidade com um convite à descoberta do património paisagístico, natural e cultural da região.