cm-condeixa.pt / notícias / Empreendedorismo de alunos de Condeixa rendeu donativos para a APPACDM
19 de Junho de 2019

Empreendedorismo de alunos de Condeixa rendeu donativos para a APPACDM

O projeto “PanisCondeixa - Fatias com História” com que os alunos da turma 8ºD da Escola Nº 2 de Condeixa-a-Nova se fizeram representar no programa “Empreendedorismo nas Escolas”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, permitiu angariar um donativo para ajudar a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Condeixa-a-Nova.

No passado dia 14 de junho, os alunos entregaram aos membros da direção da APPACDM a quantia de 620 euros e 50 cêntimos, com o objetivo de contribuírem para a aquisição de estores que aquela entidade, que acompanha cidadãos com deficiência mental, pretende adquirir para a melhoria das condições do edifício sede.

Este valor foi angariado através de diversas iniciativas desenvolvidas pelos alunos no âmbito do projeto “Empreendedorismo nas Escolas”, da CIM da Região de Coimbra, nomeadamente com a atividade denominada “PanisCondeixa - Fatias com História”.

Os alunos, orientados pelos seus professores e com o apoio da autarquia, confecionaram “Pão Romano de Condeixa”, usando produtos endógenos típicos do período romano, e participaram no Concurso Intermunicipal Expo Empresas – 3º Ciclo, que decorreu no passado dia 25 de maio, em Vila Nova de Poiares, local onde puderam testar a venda do seu novo produto, que pode vir a tornar-se num novo produto gastronómico típico da região.

O programa “Empreendedorismo nas Escolas”, promovido pela CIM da Região de Coimbra, é desenvolvido nas escolas da região com o objetivo de criar uma cultura empresarial, promover o espírito de iniciativa, a cooperação e criatividade, permitindo aos alunos ter um primeiro contacto com esta temática do empreendedorismo. Tem como conceito “aprender fazendo - desenvolver soluções educativas e de formação em empreendedorismo”, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios.

Com um aumento progressivo do número de participantes envolvidos, reconhece-se e valoriza-se através desta iniciativa o mérito de jovens e comunidade escolar como ferramenta essencial de desenvolvimento e crescimento social, económico e regional.