cm-condeixa.pt / notícias / Livro de afectividade apela às questões da água
06 de Junho de 2019

Livro de afectividade apela às questões da água

“A Viagem Inadiável da Água” é a obra da Águas do Centro Litoral que faz o apelo para questões ambientais junto dos adultos.

É Maria quem conduz a viagem pelos 30 concelhos da região Centro que são servidos pela Águas do Centro Litoral. Maria, a personagem criada pelo escritor António Vilhena, que leva o leitor pelo património de cada uma das terras, tendo como ponto de partida a água.

“Viagem inadiável da água” é isso mesmo: a ficção que constitui a personagem da história aliada à história de cada um dos lugares. O livro, da autoria de António Vilhena e com fotografia de José Vieira,foi ontem apresentado no Museu PO.RO.S, em Condeixa-a-Nova, no Dia Mundial do Ambiente, sendo mais uma iniciativa da Águas do Centro Litoral para sensibilizar o público mais velho para as questões do meio ambiente.

Nelson Geada, presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, frisou a facilidade com que se faz chegar a mensagem aos mais novos, mas a dificuldade que é fazer esse caminho com os mais velhos. Por isso, "afectividade" é palavra chave neste processo em que se pretende sensibilizar faixas etárias superiores para as questões do ambiente. "É preciso encontrar caminhos alternativos que os adultos já trilharam e conhecem, caminhos como a música, a poesia, a literatura, caminhos em que os adultos associam àquilo que é a água, àquilo que são os afectos", explicou, frisando que este é um trabalho que tem vindo a ser feito "de há alguns anos a esta parte".

"É mais fácil chegar às pessoas por esta via do afecto do que pela via explicativa", enfatizou Nelson Geada, que está de saída da Águas do Centro Litoral, mas deseja continuidade deste projecto que tem girado à volta de várias formas culturais, como a música e a literatura, por exemplo.

Este livro "é um pequeno contributo para juntar a todos os outros que já existem", explicou, por seu lado, o autor, que foi desafiado pela Águas do Centro Litoral a desenvolver este livro que o obrigou assim como a José Vieira, responsável pela fotografia - a percorrer cada um dos 30 concelhos retratados na obra.

"Eram muitos concelhos e cada concelho tem a sua história. Era preciso ser sério na investigação, era preciso respeitar as fontes, era preciso ser intelectualmente honesto e era preciso fazer a selecção, escolhas e exclusões", explicou António Vilhena, admitindo, assim, algumas dificuldades na concretização do desafio Lançado em Condeixa, o livro foi apresentado por Belmiro Moita da Costa, que, sendo da área da Gestão, admitiu a dificuldade em falar de Literatura. "Por amizade a António Vilhena aceitei o convite", disse Belmiro Moita da Costa que, num discurso com tanto de improvisado como de animado, acabaria por estabelecer as comparações da água com... "o vinho" e as "mulheres".

Fonte: Diário de Coimbra