cm-condeixa.pt / notícias / Fernando Namora em exposição no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira
03 de Junho de 2019

Fernando Namora em exposição no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira

A exposição “E não sei se o mundo nasceu”, dedicada a Fernando Namora no centenário do seu nascimento, foi inaugurada recentemente no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, com a colaboração da Câmara Municipal de Condeixa e a Casa Museu Fernando Namora.

Com curadoria de António Pedro Pita, a exposição revisita o percurso e a obra do escritor, uma e outro verdadeiramente configuradores da pluralidade interna do movimento cultural e estético. A exposição, o catálogo e as atividades complementares previstas para este ciclo comemorativo estão ligadas por uma ideia central: Fernando Namora teve uma intervenção determinante na génese histórica do neorrealismo e toda a sua obra é um contributo fundamental para a afirmação da pluralidade estética do movimento.

A Câmara Municipal de Condeixa e a Casa Museu Fernando Namora são parceiros do Museu do Neo-Realismo para as comemorações do Centenário de Fernando Namora, nomeadamente nesta exposição através da cedência de objetos e documentos do espólio da Casa Museu Fernando Namora.

A exposição ocupa o piso 1 do Museu do Neo-Realismo e estará patente até 17 de novembro de 2019.