cm-condeixa.pt / notícias / Concurso trouxe novos olhares sobre Fernando Namora e fez nascer novos artistas
30 de Maio de 2019

Concurso trouxe novos olhares sobre Fernando Namora e fez nascer novos artistas

“A morte do paciente, a vida do Doutor”, de José António Medeiro, foi recentemente distinguida com o Prémio Especial do júri do concurso “Um Olhar sobre Fernando Namora”, promovido pela Câmara Municipal de Condeixa, em articulação com a Comissão Cultural da Casa Museu Fernando Namora e o Agrupamento de Escolas de Condeixa.

A obra da autoria de José António Medeiro, aluno do 12º ano do Agrupamento de Escolas Fernando Namora, da Brandoa (Amadora) foi, simultaneamente, vencedora na categoria na categoria “Expressão Literária - Prosa”, a par de “A missão do velho Troupas”, de Maria Inês Domingues, do 8ºA do Agrupamento de Escolas de Condeixa.

O Agrupamento de Escolas Fernando Namora da Brandoa recebeu ainda o Prémio Honroso para a melhor participação de Escola ou Agrupamento, atribuído pelo júri do concurso que pretendeu estimular e desenvolver o conhecimento e o estudo da obra multifacetada de um dos mais relevantes escritores em língua portuguesa do século XX.

O concurso “Um Olhar sobre Fernando Namora” foi lançado em outubro do ano passado no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor, aberto a diversas modalidades das expressões literárias e dirigido à comunidade educativa das escolas pertencentes à “geografia namoriana”.

Na categoria “Expressão Literária – Poesia”, o júri premiou os trabalhos “Poema de Retalhos”, de Maria João Mendes e “Se eu pudesse escrever só para ti”, de Inês Pombo, respetivamente alunas do 10ºA e do 7ºD do Agrupamento de Escolas de Condeixa.

Na categoria “Expressão Plástica - Multimédia”, foi distinguido o trabalho “O Trigo e o Joio – a nossa visão”, apresentado pela Escola Básica do Cabeção do Agrupamento de Escolas de Mora.

Já na categoria “Expressão Plástica Bi-tridimensional”, foram premiadas as obras “Os homens espalham-se pela aldeia e pelas lombas de San Francisco“, de Francisco Varesano do 10º ano do Agrupamento de Escolas Fernando Namora da Brandoa, “Reinterpretar Namora” de Andreia Margarida Duarte do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Condeixa, “Tio Fernando” de Margarida Salvado Fonseca, aluna do 2º ano da EB1/JI da Brandoa do Agrupamento de Escolas Fernando Namora da Brandoa e “Olhares sobre Fernando Namora” , da turma A do JI da EB nº1 do Agrupamento de Escolas de Condeixa.

Os trabalhos sujeitos a avaliação foram reunidos em exposição que esteve patente na Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento até 25 de maio último, tendo a cerimónia de entrega de prémios do concurso decorrido no passado dia 22 de maio, no Dia do Autor Português.

Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) nasceu em Condeixa a 15 de Abril, na casa onde hoje se reconstitui o seu escritório e se conservam os seus objetos pessoais. Com uma ampla produção literária, reuniu géneros tão diversos como o romance ou a poesia, a novela ou a biografia, com destaque para as narrativas dos cadernos de um escritor. Alguns dos seus livros foram adaptados ao cinema e traduzidos em diversas línguas.