cm-condeixa.pt / notícias / Encontros de Maio celebram folclore e cultura popular de Condeixa
16 de Maio de 2019

Encontros de Maio celebram folclore e cultura popular de Condeixa

Os Encontros de Maio decorrem este fim de semana em Condeixa-a-Nova, num evento de celebração da cultura popular, preservando usos e costumes que caraterizam a identidade de Condeixa.

“Os Encontros de Maio são um convite a uma viagem pelas tradições, saberes ou crenças populares expressas em provérbios, contos, canções e danças. A riqueza dos diferentes grupos participantes representa a herança que nos foi legada e cuja recuperação devemos assumir como defesa, divulgação e afirmação identitária da nossa singularidade como comunidade”, assinalou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

A décima terceira edição dos Encontros de Maio – Mostra Concelhia de Folclore e Cultura Popular vai contar com a participação de catorze grupos nos dois dias do evento, que decorrerá no, como habitualmente, no Cine-teatro de Condeixa.

No sábado, a partir das 21h30, sobem ao palco o Grupo de Bandolins da Casa Museu Fernando Namora, Grupo Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Condeixa, Grupo de Cantares da Freguesia de Vila Seca, Grupo Folclórico e Etnográfico de Belide, Tuna e Cantares de Ega, Grupo de Cantares de Anobra “EMCANTA” e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha.

No domingo, a partir das 15 horas, será a vez de atuarem o Orfeão Dr. João Antunes, Grupo de Cantares de Condeixa da ASA, Grupo de Danças e Cantares da Venda da Luisa, Grupo ComCordas da ASA, Orquestra de Conimbriga da A.O.D.J.A., Grupo Etnográfico da Freguesia de Anobra e a Secção de Fados da A.O.D.J.A..