cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa recebe reforço de 300 mil euros para prosseguir programa CLDS 3G
29 de Abril de 2019

Condeixa recebe reforço de 300 mil euros para prosseguir programa CLDS 3G

O município de Condeixa-a-Nova vai receber uma dotação de 300 mil euros para prosseguir o trabalho desenvolvido no âmbito do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) – 3G, que aposta nas áreas do emprego, formação e qualificação.

Apesar de já ter sido criada uma nova geração dos CLDS 4G, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social decidiu manter o apoio ao CLDS 3G em execução em alguns concelhos, nomeadamente em Condeixa, para garantir a “consistência e a consolidação dos resultados” já alcançados.

“Considera-se que não apoiar essa continuidade, na fase de lançamento desta nova geração dos CLDS 4G, nomeadamente nas regiões que se mantêm como menos desenvolvidas, pode bloquear, e até mesmo reverter, o estádio de desenvolvimento já alcançado, pondo em causa a consolidação do processo de combate à exclusão e penalizando o respetivo tecido social, aos níveis do desemprego, do envelhecimento e da pobreza, especialmente da pobreza infantil”, justificou o gabinete do ministro Vieira da Silva.

O Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G de Condeixa-a-Nova, que arrancou em janeiro de 2016, tem como parceiros a Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova e o Centro Social Polivalente de Ega e divide-se em três eixos: Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental e Capacitação da Comunidade e das Instituições.

“Este reforço de dotação, agora aprovado, vai permitir-nos robustecer as qualificações da população desempregada que, apesar de não se traduzir numa percentagem muito elevada, ainda pode baixar. Para isso é fundamental o trabalho que estamos a executar através do CLDS no sentido de favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados, através da sua capacitação e apoio na procura ativa de emprego”, destacou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

A sinalização, encaminhamento e orientação dos alunos que abandonam ou concluam o sistema educativo, a prevenção de pobreza infantil através de ações de intervenção familiar e parental e a capacitação da comunidade e das instituições, visando reduzir o isolamento e a exclusão social são outras das áreas de intervenção do CLDS 3G de Condeixa.