cm-condeixa.pt / notícias / 'Física Particular' de Susete Fetal apresentado nas comemorações do Dia da Poesia
01 de Abril de 2019

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia foi apresentado, no passado dia 23 de março na Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento o livro “Física Particular”, de Susete Fetal.

A autora foi-se fazendo poeta enquanto fazia física nos bancos da faculdade. Dessa particular relação surge agora a sua primeira obra “Física Particular”, onde se expressam duas linguagens, duas paixões que correm paralelas, e que desaguam, agora, no mesmo mar. Uma poesia dos elementos nos quais se decompõe a ação e a existência humana. “Afinal, a linguagem da física é a mesma da poesia e a poesia é como a física: está em todo o lado!”, resume a autora.

A obra pretende apresentar uma física sem o comum formalismo matemático, destacando a sua parte mais bela e fascinante e recordando-nos como a física também é quotidiana.

O livro “Física Particular” conta com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa e faz parte da aposta na divulgação e afirmação das vozes autorais novas ou inovadoras na escrita poética. Na apresentação da obra, a vereadora da Cultura, Liliana Pimentel, manifestou a sua “grande satisfação ao ver a continuidade desta ‘Nova Coleção’ que tão bem traduz algumas das dinâmicas culturais do concelho, nomeadamente no campo da difusão e da escrita poética”.

No mesmo dia foi ainda prestado reconhecimento público aos intervenientes no projeto comunitário “Teclas Prá Vida”, uma parceria entre o município e a coordenação científica e pedagógica da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), considerado um projeto exemplar a nível nacional e que espelha as dinâmicas culturais propostas pelo executivo camarário na preocupação com os idosos. No passado dia 23 de março foram entregues os certificados de participação aos dinamizadores e aos cerca de 40 intervenientes das três oficinas de alfabetização digital de adultos, referendo à última edição de 2018.

Entretanto, encontra-se já a decorrer a 5ª edição do projeto que, entre março e junho de 2019, se repartirá por quatro oficinas, não apenas tocando a literacia digital. Letras Prá Vida decorrem, assim, às quartas-feiras (14h30) na Loja Social do Município, enquanto Teclas Prá Vida se dinamizam às sextas-feiras (20h30), em Casal do Missa, e aos sábados em Belide (10h00) e Arrifana (14h30). Um contacto que se quer direto com as necessidades quotidianas das pessoas, por forma a trabalhar não só a componente de inclusão social, mas também a promoção de vários momentos de confraternização e convívio, que ajudem a combater a exclusão e o isolamento da população.