cm-condeixa.pt / notícias / Esclarecimento Gabinete da Presidência
25 de Março de 2019

Esclarecimento Gabinete da Presidência

A Câmara Municipal de Condeixa pretende iniciar em abril as obras de recuperação das Piscinas Municipais, cujos estragos estão avaliados em cerca de 600 mil euros, enquanto aguarda pelo pagamento da indemnização do seguro e dos apoios prometidos pelo Governo.

“Recentemente a companhia de seguros fixou o montante indemnizatório a receber pelos estragos causados pela tempestade em 300 mil euros, o que equivale a cerca de metade dos custos das obras que são necessárias para restabelecer o normal funcionamento do complexo de piscinas, aguardando-se a transferência daquele valor”, revelou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O autarca acrescenta que o Governo, por seu lado, ainda não deu cumprimento à resolução do conselho de ministros que estabelece a concessão de auxílios financeiros aos municípios afetados através do Fundo de Emergência Municipal.

“O apoio ‘imediato’ que nos fora prometido já leva mais de cinco meses de atraso, o que chega a ser desesperante para os habituais utentes daquele equipamento, não apenas de Condeixa mas também de municípios vizinhos, e frustrante para nós, autarcas, na medida em que não temos capacidade financeira para uma empreitada daquela dimensão”, acrescenta o edil.

Com o pagamento do montante final de indemnização já fixado pela seguradora, que se espera para breve, o município de Condeixa decidiu, entretanto, dar início às obras de recuperação das Piscinas, para que “tão rápido quanto possível” possam retomar a sua atividade.

As Piscinas Municipais de Condeixa encontram-se encerradas desde o dia 14 de outubro quando, devido à passagem da tempestade Leslie, fortes rajadas de vento destruíram uma fachada e toda a cobertura, provocando prejuízos de mais de 600 mil euros, cujas obras de recuperação têm um prazo estimado de cerca de cinco meses.

De acordo com a avaliação dos prejuízos efetuada pela Câmara Municipal de Condeixa, recorde-se, a tempestade provocou danos de cerca de um milhão de euros em diversas infraestruturas e equipamentos municipais.