cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa iniciou programa de educação parental para combater insucesso escolar
01 de Fevereiro de 2019

Condeixa iniciou programa de educação parental para combater insucesso escolar

O município de Condeixa-a-Nova deu início à primeira edição do Programa de Educação Parental, dirigido aos pais e encarregados de educação, com o objetivo de melhorar o sucesso escolar dos alunos do 1º ciclo de ensino básico.

Este programa, cuja primeira sessão decorreu no passado dia 21 de janeiro, integra a medida “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), projeto co-financiado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

O Programa de Educação Parental pretende ajudar a compreender as necessidades dos pais/encarregados de educação e dos seus filhos, a importância de assumir uma intervenção precoce nos fatores de risco e nos comportamentos inadequados e a importância de promover uma relação eficiente entre a escola e a família, de forma a potenciar o sucesso escolar da criança.

O público-alvo deste programa são os pais e encarregados de educação de crianças a frequentar o 1º ciclo de ensino básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. Nesta primeira fase, foram priorizados, em Condeixa, os pais e encarregados de educação das crianças a frequentar o 1º e 2º ano de escolaridades, nas Escolas Básicas nº 1 e Nº 3 de Condeixa.

Esta iniciativa é desenvolvida ao longo de 14 sessões, de duas horas cada, com frequência semanal e é dinamizado por dois técnicos com formação em educação parental, um representante da Câmara Municipal – Serviço de Ação Social e Saúde e um representante do Agrupamento de Escolas de Condeixa.

As sessões decorrem às segundas-feiras, das 18h30h às 20h30m, no Espaço Juvenil (antigas instalações do Jardim de Infância do Bairro do Ciclo) e contempla serviço de babysitting.