cm-condeixa.pt / notícias / Trail de Conimbriga assinala em festa a 10.ª edição
30 de Janeiro de 2019

Trail de Conimbriga assinala em festa a 10.ª edição

Condeixa volta a ser um local de romaria dos amantes do trail a 23 e 24 de Fevereiro.

A 10ª edição do Trail de Conimbriga / Terras de Sicó realiza-se a 23 e 24 de Fevereiro e promete ser, novamente, uma grande festa na promoção de Condeixa, das Terras de Sicó e da modalidade.

Este é um trail de referência do panorama nacional que começou em 2010, com 610 participantes. Na edição do ano passado estiveram 3.113 atletas (menos 491 do que em 2017), número que a organização conta superar este ano. Presentes estarão vencedores de edições anteriores e atletas de referência do trail nacional que, de resto, querem marcar presença no Campeonato do Mundo.

As distâncias de 111 km e 52 km têm já 400 inscritos/cada, numa clara demonstração dos “ultra” atletas nos trilhos delineados na região de Sicó prova pontuável para a “meca” de Mont Blanc, para o X-Alpine (Suíça) e para o Lavaredo Ultra Trail (Itália).

“Este ano vamos realizar uma edição especial para assinalar os 10 anos”, adiantou Eduardo Santos. O responsável de O Mundo da Corrida apresentou toda a prova, destacou o “live tracking”, uma vez que todos os atletas dos 111 km vão levar consigo um «aparelho geo localizador» para serem acompanhados em tempo real, haverá aquecimento para todas as provas sob a responsabilidade do ginásio Adhoc Gym e, por fim, Hugo Borda d’Água será o “speaker” de uma

prova que terá igualmente uma nova balizagem. “Queremos sempre mais atletas, mas temos de ter em atenção a qualidade e a segurança da prova”, disse Eduardo Santos.

“Esta é a 10ª edição de um evento que criou tradição em Condeixa e na região e que é um dos maiores do país. É uma prova que a Câmara Municipal de Condeixa tem apoiado e que abrange toda a região das Terras de Sicó”, enalteceu Nuno Moita.

O edil condeixense lembra que esta é “uma prova distintiva que valoriza o concelho e a região”, potenciando “o património e a economia”, sendo que o apoio municipal rondará os 30 mil euros.

Carlos Canais, vereador do Desporto e praticante da modalidade, destaca o facto de Condeixa ter 130 atletas federados no trail running e que esse número “será também um reflexo da realização desta prova no concelho” ao longo dos últimos 10 anos. O autarca, que de resto vai disputar os 111 km deste Trail de Conimbriga/Terras de Sicó, reforça ainda “o investimento que está ser feito na segurança dos trilhos”, em especial no da cascata, lembrando que “é algo que fica para além da prova e que pode ser utilizado por todos”.

Fonte: Diário de Coimbra