cm-condeixa.pt / notícias / Projeto do futuro quartel dos bombeiros já entrou na câmara
07 de Dezembro de 2018

Projeto do futuro quartel dos bombeiros já entrou na câmara

Os Bombeiros de Condeixa-a-Nova entregaram ontem, na Câmara Municipal, o projeto de arquitetura do futuro quartel.

A entrega do projeto “é mais um passo em frente neste processo”, afirmou Fernando Gonçalves, comandante dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, sublinhando que a intenção é conseguir adjudicar a obra de construção do novo quartel até 24 de julho do próximo ano, data do feriado municipal.

Depois do parecer da câmara, que se espera seja rápido, serão concluídos os projetos de especialidade, que já estão a ser elaborados, e será lançado o concurso.

O novo quartel, com uma área de construção de 3000 m2, que será edificado na rua dos Bombeiros Voluntários, junto ao antigo campo de futebol, cumpre não apenas a legislação atual mas também muitas das diretrizes que serão aprovadas no futuro, observou o comandante Fernando Gonçalves.

Assim, entre outras particularidades, será dotado de fossas que permitirão a desinfeção de ambulâncias, que poderão mesmo permanecer isoladas, em quarentena, naqueles espaços.

Serão ainda adotados cuidados especiais com o armazenamento de medicamentos e material para a emergência
pré-hospitalar, seguindo as normas do Infarmed.

Haverá ainda um espaço adequado exterior para guardar os equipamentos de proteção individual (EPI) dos bombeiros, de modo a que fiquem separados das restantes fardas, de modo a não contaminar o quartel.

“Pretendemos também ser autónomos quanto à água e combustível, pelo que serão construídos depósitos próprios no recinto do novo quartel”, adiantou Fernando Gonçalves.

A direção da Associação Humanitária de Condeixa foi autorizada pelos sócios a pedir um empréstimo até ao limite de 2,5 milhões de euros, para a obra do quartel. Neste processo conta com o apoio da Câmara de Condeixa, que irá suportar o valor do empréstimo.