cm-condeixa.pt / notícias / Exploratório apresenta nova exposição de ciência
23 de Novembro de 2018

Exploratório apresenta nova exposição de ciência

“Mechane – Homens, Máquinas e Grandes Pedras”, a nova exposição do Exploratório, conta com o apoio da Fundação Manuel António da Mota e vai integrar mostras prévias, destinadas a dar a conhecer uma máquina, respetivamente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). O museu PO.RO.S, em Condeixa-a-Nova, irá acolher um núcleo da exposição. Abertura está agendada para 25 de janeiro de 2019.

Exposição foi apresentada esta sexta-feira, 23 de novembro, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, numa sessão que contou com o diretor do Exploratório, Paulo Trincão, o vice-presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Sérgio Seixas Melo, a responsável de Cultura e Desporto do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), Carla Fidalgo, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, e Rui Pedroto, diretor executivo da Fundação Manuel António da Mota, entidades parceiras do projeto.

À apresentação pública da nova exposição do Exploratório, seguiu-se uma visita ao Museu PO.RO.S, em Condeixa-a-Nova.

Na apresentação da nova exposição, o diretor do Exploratório referiu a importância de voltar a reunir diferentes entidades em torno deste projeto. Para Paulo Trincão, este facto representa uma das grandes mais-valias da atividade desenvolvida no centro de ciência, realidade sublinhada ainda pelos responsáveis da FCTUC e do ISEC.

Também o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova manifestou a intenção de aprofundar e alargar a outras áreas a parceria com o Exploratório.

“Manancial de ensinamento e aprendizagem fascinante”, foi como Rui Pedroto, diretor executivo da Fundação Manuel António da Mota, classificou a exposição “Mechane – Homens, Máquinas e Grandes Pedras”, dando como exemplo o “belíssimo exemplar” que é a Coluna de Trajano, uma das peças que o público poderá apreciar na mostra.

Egípcios, gregos, romanos. Todas as grandes civilizações legaram à humanidade grandes obras que ficaram para testemunhar a arte e o engenho dos antigos, que vem desde o neolítico. A exposição “Mechane – Homens, Máquinas e Grandes Pedras” dá a conhecer o artificio e a astúcia usados pelo homem ao longo dos séculos, desde os primeiros tempos à era pré-industrial, para ultrapassar os desafios colocados pelo transporte e montagem das grandes pedras utilizadas nas suas construções: dos dólmenes, menires e outras construções megalíticas aos obeliscos egípcios, passando pelas grandes construções gregas e romanas que continuam a impressionar.

A exposição “Mechane – Homens, Máquinas e Grandes Pedras” é composta por 15 modelos de máquinas e oito dioramas, todos construídos como reproduções fiéis das máquinas e cenas de trabalho usadas em cada época retratada, ajudando a compreender a forma como tais proezas humanas foram alcançadas.