cm-condeixa.pt / notícias / Começam as obras de reabilitação da Casa dos Arcos
15 de Novembro de 2018

Começam as obras de reabilitação da Casa dos Arcos

As obras de reabilitação da Casa dos Arcos foram, recentemente, adjudicadas prevendo-se que a transformação daquele edifício para instalar um centro de promoção e divulgação de ideias e produtos esteja concluída dentro de um ano.

A Casa dos Arcos, ou Casa das Colunas como também é conhecida, na Rua da Condeixinha, encontra-se, desde há vários anos, em avançado estado de degradação e abandono, tendo a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova decidido avançar com a sua aquisição, concretizada em março último.

“À semelhança da reabilitação da antiga casa da Quinta de São Tomé, agora convertida no Museu PO.RO.S, pretendemos que a nova Casa dos Arcos seja um equipamento de apoio à promoção da atividade cultural e turística da Região, valorizando o tecido edificado à sua volta e incentivando a reabilitação”, salienta Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Com um orçamento de cerca de 430 mil euros e apoiada por fundos europeus, a empreitada de reabilitação daquele edifício, localizado numa das ruas mais antigas da vila, vai permitir ali instalar um centro de promoção e divulgação de ideias e produtos.

“Este novo espaço será o ponto de encontro da população e visitantes, onde se dará a conhecer as ideias e produtos desenvolvidos na Fábrica Criativa, Centro de Inovação Social e Centro de co-working, dentro de uma lógica em rede. Entendemos que desta forma estaremos a contribuir para promover e potenciar o resultado das iniciativas produtivas e do ambiente urbano dinamizador da criatividade que se pretende implantar”, explica o edil Nuno Moita.

O projeto tem como principal objetivo a promoção e divulgação de ideias e produtos, desenvolvidos em torno do património cultural, natural e científico da região, contribuindo para a promoção da identidade de Condeixa, através da realização de exposições, conferências, seminários, colóquios, workshops, sessões e eventos culturais.

Classificado como imóvel de interesse público desde 1974 presume-se que a Casa dos Arcos ou Casa das Colunas tenha sido construída no séc. XVI, apesar de exibir inscrição de 1652, possuindo originalmente o piso térreo mais avançado, com balcão assente sobre arcarias coberto por alpendre e suportado por colunas toscanas, características arquitetónicas que perduraram na memória coletiva e que foram inúmeras vezes retratadas em pinturas e gravuras.

A empreitada de reabilitação da Casa dos Arcos para centro de promoção e divulgação de ideias e produtos faz parte do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), que prevê um conjunto de outras intervenções, nomeadamente a reabilitação da antiga “Escola Feminina”, já concluída, a reabilitação da frente ribeirinha e da antiga fábrica “Cerâmica de Conimbriga”.

O PARU é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER com um total de investimento de 1,6 milhões de euros, em que 85% serão suportados pelo FEDER, este conjunto de ações integradas tem como objetivo a regeneração, revitalização e renovação do centro da vila, aproximando este núcleo urbano dos restantes (em particular de Condeixa-a-Velha), tornando-o mais qualificado e competitivo, capaz de alavancar o desenvolvimento do território e impulsionar o processo de regeneração do tecido económico e social do seu centro histórico.